Categoria: Cantinho de Leitura

O Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeira é uma biblioteca comunitária que funciona, desde abril de 2016, no Espaço CONPOEMA (Av. São Paulo, 965, Vila Suíça, Francisco Morato, SP), com atendimento ao público de terça a sexta-feira, das 13 às 18h. O Cantinho é coordenada pela arte educadora Silvia Sapucaia e além de oferecer o empréstimo gratuito de livros, também promove diariamente atividades de mediação de leitura e sensibilização artística para crianças e adolescentes.

E como tudo começou?

O sonho de fundar uma biblioteca comunitária nos perseguia há muito tempo. E esse sonho sempre foi compartilhado, mesmo que de forma sigilosa, escondido nas entrelinhas, pela comunidade que nos cerca. Desde 2007, muitas pessoas nos procuraram querendo nos doar livros. E durante esses quase 10 anos, a gente sempre os aceitou. Não sabíamos porque as pessoas nos procuravam para fazer as doações e não sabíamos também, porque recebíamos, mas recebíamos e guardávamos, com muito zelo e carinho, cada título recebido. Pois bem, chegamos ao final de 2015 com caixas e mais caixas de livros, que reuniam mais de um milhar de títulos e não havia mais espaço em nosso pequeno depósito para guardar tanto livro. Olhamos para aquilo tudo e sabíamos que era chegada a hora de tomar uma decisão. Não fazia o menor sentido continuarmos guardando e acumulando tanto conhecimento dentro de caixas, em nosso depósito. Aqueles livros, todo aquele conhecimento, precisava circular.
Para nossa sorte, temos em nosso corpo de associados, uma pessoa que é apaixonada por livros, por histórias e por bibliotecas: a Silvia Sapucaia. E foi ela quem começou a dar forma para aquele sonho que nos perseguia desde 2007, o de fundar uma biblioteca comunitária. A partir do olhar da Silvia, começamos a pensar e a sistematizar o que poderia ser feito e de que forma poderíamos começar a colocar essa ideia em prática. A primeira atitude que tomamos foi a de pegar todas as caixas de livros, olhar e separar cada título, para entendermos, que tipo de acervo era aquele. Livros de Arte, romances e literatura infanto-juvenil constituía cerca de 90% de tudo o que havíamos ganhado. Começamos a organizar tudo aquilo, separar, limpar, catalogar e decidimos que abriríamos as portas de nossa biblioteca no começo de 2016 e que nossa biblioteca seria uma biblioteca sustentável e viva, que para além do empréstimo de livros, trabalharia também com atividades de mediação de leitura e sensibilização artística. E foi assim que começou a ser desenhado o nosso Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeiras. No final de 2015, arregaçamos as mangas e fomos pegar caixotes pelas ruas de Francisco Morato, e esses caixotes, se transformaram em nossas estantes. Fizemos campanha virtual e ganhamos mais livros, conquistamos voluntários, envolvemos as crianças do bairro, conquistamos um prêmio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, e em 9 de abril de 2016 começou a funcionar diariamente, no período da tarde, o nosso Cantinho.

24 de março de 2023 0

Oficinas culturais 2023

Por CONPOEMA

Desde 2016, oferecemos regularmente o acesso gratuito à oficinas culturais no Espaço CONPOEMA, como parte da programação do projeto Cantinho…

15 de fevereiro de 2020 0

Todo dia é Dia de Doar!

Por CONPOEMA

Nós, da Associação Cultural CONPOEMA, atuamos desde 2007 em Francisco Morato, Franco da Rocha e região, desenvolvendo projetos socioculturais que…