Sexta Básica Literária – ProAC 33/2020 Atividades em Comunidades

Sexta Básica Literária – ProAC 33/2020 Atividades em Comunidades

5 de junho de 2021 0 Por Fabia Pierangeli

Desde abril de 2016, nós mantemos em nossa sede, o Espaço CONPOEMA, uma biblioteca comunitária que abriga o projeto Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeira. Todos os dias, desde então, no período da tarde, abrimos nossas portas e recebemos a comunidade da Vila Suíça para a leitura e empréstimo de livros do nosso acervo e também para oficinas culturais e atividades de mediação de leitura e fruição artística, voltadas especialmente para crianças e adolescentes.

Com o início da quarentena, em março de 2020, e as medidas preventivas à pandemia do COVID-19, nossas portas, como a de tantos outros espaços culturais e educacionais, tiveram que ser fechadas. Nosso último dia de atendimento presencial foi em 17 de março de 2020. Na primeira quinzena do isolamento, suspendemos todas as nossas atividades, todos os nossos colaboradores passaram a exercer trabalho remoto e mantivemos contato virtual e telefônico com as pessoas que atendemos em nossos projetos. Porém, com a extensão da quarentena, nossa equipe passou a se debruçar em busca de alternativas para que pudéssemos retomar nossos atendimentos e projetos. Nos reunimos, avaliamos cada uma de nossas ações e adaptamos as que eram possíveis serem adaptadas para acontecerem de forma virtual, mas também, criamos novos projetos, que pudessem contribuir com a redução do impacto da pandemia em nossa comunidade.

E um desses novos projetos é esse, que chamamos de “Sexta Básica Literária”, onde quinzenalmente, desde abril de 2020, às sextas-feiras, montamos e entregamos um kit literário, com livros e jogos de nosso acervo, nas residências de crianças e adolescentes moradoras de nossa comunidade. A entrega dos kits é feita por uma de nossas educadoras (seguindo todos os protocolos de prevenção ao COVID-19, com uso de máscaras, higienização das mãos e materiais a cada entrega), que no ato da entrega aproveita para fazer orientações a respeito das medidas preventivas, tanto para as crianças como para os adultos da residência, bem como verificar se a família necessita de algum tipo de apoio no que se refere a sua garantia de direitos sociais.

De abril de 2020 a janeiro de 2021, o projeto “Sexta Básica Literária” foi realizado com recursos próprios e trabalho voluntário, atendendo 30 crianças. A partir de fevereiro de 2021, o projeto passa a contar com o financiamento do ProAC 33/2020 – MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ATIVIDADES REALIZADAS POR GRUPOS, ENTIDADES, ASSOCIAÇÕES, COLETIVOS E EMPRESAS CULTURAIS DE FAVELAS E COMUNIDADES NO ESTADO DE SÃO PAULO, Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo, o que possibilita a manutenção da ação e a ampliação em 100% no número de vagas disponibilizadas. Dessa forma, de fevereiro a julho de 2021, 60 crianças e adolescentes moradoras da comunidade do entorno da sede da Associação Cultural CONPOEMA, estão recebendo, gratuitamente, os kits literários do projeto.

Confira abaixo algumas imagens da preparação e entrega dos kits: