Pra enfrentar a pandemia: Sexta básica literária

Pra enfrentar a pandemia: Sexta básica literária

29 de maio de 2020 0 Por Fabia Pierangeli

Desde abril de 2016 nós mantemos em nossa sede, o Espaço CONPOEMA, uma biblioteca comunitária que abriga o projeto Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeira. Todos os dias, desde então, no período da tarde, abrimos as nossas portas e recebemos a comunidade da Vila Suíça para a leitura e empréstimo de livros do nosso acervo e também para oficinas culturais e atividades de mediação de leitura e fruição artística, voltadas especialmente para crianças e adolescentes.

Com o início da pandemia e as medidas preventivas que desembocaram na quarentena, nossas portas, como a de tantos outros espaços culturais e educacionais, tiveram que ser fechadas. Na primeira quinzena do isolamento, suspendemos todas as nossas atividades, todos os nossos colaboradores passaram a exercer trabalho remoto e mantivemos contato virtual e por telefone com as pessoas que atendemos em nossos projetos. Porém, com a prorrogação da quarentena, nossa equipe passou a se debruçar em busca de alternativas para que pudéssemos retomar nossos atendimentos e projetos. Nos reunimos, avaliamos cada uma de nossas ações e adaptamos as que eram possíveis serem adaptadas para acontecerem de forma virtual, mas também, criamos novos projetos, que pudessem contribuir com a redução do impacto da pandemia em nossa comunidade.

E um desses novos projetos é esse, que chamamos de “Sexta básica literária”, onde semanalmente, às sextas-feiras, montamos e entregamos um kit literário, com livros de nosso acervo, propostas de atividades lúdicas e material informativo sobre prevenção ao Covid-19, nas residências de cada criança que atendemos em nosso projeto Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeira. A entrega dos kits é feita por uma de nossas educadoras (seguindo todos os protocolos de prevenção ao Covid 19, com uso de máscaras, higienização das mãos e materiais a cada entrega), que no ato da entrega aproveita para fazer orientações a respeito das medidas preventivas, tanto para as crianças como para os adultos da residência, bem como verificar se a família necessita de algum tipo de apoio no que se refere a sua garantia de direitos sociais. E assim seguiremos fazendo, até que possamos novamente abrir nossas portas. Dessa forma, pretendemos continuar alimentando e nutrindo o amor pela leitura e pela literatura em nossas pequenas e pequenos leitores.