Dia 10 de junho às 17h – Premiação do 2º Concurso de Poesias e sarau com LiteraturAndante

8 de junho de 2012 0 Por Gilberto Araujo
[…]
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada
no espaço.

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

(Procura da poesia – Carlos Drummond de Andrade)

A poesia é um poço infinito para despertar o amor pela língua materna. As potencialidades da língua escrita por meio da rima, do ritmo e da sonoridade, permitem ir muito além da janela aberta. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra. Só assim pode-se saber se está com a chave e pronto para a batalha.

Esta batalha é contra a besta fera da palavra e acontecerá no dia 10 de Junho a partir das 17h, na premiação do 2º Concurso de Poesias “Profº Aparecido Roberto Tonellotti” em um grande sarau conduzido pelo coletivo LiteraturAndante – uma trupe litero-musical, que atua na zona norte da cidade de São Paulo e esparrama verso no asfalto, pedindo licença poética pra semear sorrisos e arteiragens nas porteiras, lages e vendas desse mundaréu, resultante da união dos coletivos Elo da Corrente e Sarau na brasa (saiba mais em: www.literaturandante.blogspot.com.br). E lá saberemos quem serão os grandes vencedores desta batalha nas categorias infantil, infanto-juvenil e adulto.

A segunda edição concurso de poesia, que celebra a vertente mais popular da poesia do nordeste brasileiro: a literatura de cordel, e seus poetas cantadores de improviso, é uma atividade da Ôxe! Produtora Comunitária em parceria com o Teatro Girandolá e os poetas André Arruda, Diogo Libana e Gilberto Araújo e sua premiação acontecerá no Oxandolá [In]Festa 2012 – Uma coisa leva à outra, Festival de Artes que comemora o aniversário do Informativo Ôxe! e do Teatro Girandolá.

Se você gosta de poesia, de música ou se faz versos, de improviso ou a custo de muitas folhas, venha curtir com a gente o que se faz e tem sido feito dessa arte em nossa região. O Sarau estará com sua arena aberta para quem tiver poesia e coragem de enfrentar o duelo da besta fera da palavra.