Dia 9 de junho às 20h – “Ser tão ser – narrativas da outra margem”, com o grupo Buraco D’Oráculo

8 de junho de 2012 0 Por Gilberto Araujo
“A coisa não está nem na partida, nem na chegada. Está na travessia.”
Guimarães Rosa

O “Buraco D’Oráculo”, grupo de teatro que atua desde 2002 na região de São Miguel Paulista, bairro periférico da zona leste da cidade de São Paulo; desde sua fundação, em 1998, busca desenvolver seus trabalhos de forma descentralizada, democratizando o acesso ao fazer teatral. Em sua trajetória, por diversas comunidades periféricas, ouviu muitas histórias e durante muito tempo acalentou o desejo de construir um espetáculo alicerçado nessas narrativas.

Em 2008, com 10 anos de existência e contemplados pela segunda vez pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, puderam desenvolver uma pesquisa que resultou no espetáculo “Ser Tão Ser – Narrativas da outra margem”. O espetáculo tem como fio condutor a questão da moradia e discute o processo de expansão da periferia paulistana, trazendo à cena os moradores da zona leste, através de histórias de vida coletadas de migrantes brasileiros, em sua maioria nordestinos, para a cidade de São Paulo e revela o quanto estes, que saem da sua terra natal em busca de melhores condições na cidade grande, são vítimas de um de sistema social excludente.

Sabendo que o espetáculo dialoga diretamente com a realidade dos moradores de Francisco Morato e região, depois de quase três anos, o Teatro Girandolá e o Informativo Ôxe! trazem novamente para as terras moratenses o Buraco D’Oráculo, que teve o teatro de rua desde o começo como sua opção de trabalho, para lembrar a todos aqueles que também já se sentiram desterritorializados e marginalizados pela sociedade, que “Se o povo soubesse o valor que ele tem, não aguentava desaforo de ninguém”.

Trazer grupos como o Buraco D’Oráculo é a nossa forma de festejar os nossos aniversários, o que nada mais é, do que a comemoração da nossa resistência, e da nossa brasilidade. Nós esperamos você no dia 9 de junho em frente ao CIC, às 20h. Pode trazer a família e os amigos, que a rua é nossa! Vamos ver teatro, meu povo!

Ficha técnica
Direção: Adailton Alves
Texto: criação coletiva do grupo
Elenco: Adailton Alves, Edson Paulo, Johnny John, Lu Coelho e Selma Pavanelli
Preparação corporal: Paulo de Moraes
Preparação musical: Celso Nascimento
Preparação vocal: Melissa Maranhão
Preparação circense: Selma Pavanelli
Treinamento de Yoga: Lu Coelho
Treinamento de Clown: Bete Dorgam
Gênero: Teatro de Rua
Indicação etária: livre
Duração: 50 minutos

Saiba mais em: www.buracodoraculo.com.br