Mairiporã foi ponto de parada de mais uma edição do Comboio das artes.
24 de agosto de 2015Através do programa IntergrARTE 11, a Secretaria Municipal de Cultura recebeu neste sábado, dia 22 de agosto, atrações artísticas na praça da matriz, que duraram a tarde toda!
Vindos das cidades vizinhas, Franco da Rocha, Caieiras e Morato, os artistas que integram o Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery puderam apresentar as suas produções, conhecer novos e apreciar os grupos que atuam na região, e trocar experiências para o fortalecimento local.
As mamães e papais aproveitaram a tarde repleta de atividades voltadas para as crianças, e puderam também curtiram uma noite agradável, de muito bom som!
As atividades começaram às 15h com a apresentação do espetáculo “A incrível história de Leytor e seu planeta Biblios”, no salão paroquial, com o grupo “Botho que pariu”, de Mairiporã. O espetáculo apresentou a história de um menino que vive em um mundo chamado Biblios, que ao perder a semente da imaginação é escolhido para fazer uma viagem a outros mundos a fim de encontrá-la.
Depois de assistir a esta peça que tratou da importância da imaginação e do contato com os livros, a criançada pôde correr pra praça, onde havia uma tenda cheínha de livros e papéis para colorir, a esperar por elas. As arte-educadores Silvia Sapucaia e Shirla Pereira, fizeram uma oficina de leitura mediada e sensibilização artística, e os pequenos se deliciaram o dia todo!
Ainda voltado ao público infantil, às 16h30, o Fiapo, Manolo e Jandira apresentaram seu “Conto de Todas as Cores”, convidando os pequenos a conhecer o mundo da menina Lili, com seu avô, seu cachorro pulguento, sua professora maluca e um poeta muito especial. O espetáculo, do “Teatro Girandolá”, de Francisco Morato, cheio de brincadeiras, apresentou o universo poético de Mario Quintana.
Cercados de arte por todos os lados, os munícipes também foram presenteados pela exposição fotográfica de Humberto Miller e Mariana Lima, que deixou a ponte da pracinha ainda mais charmosa.
Confira o registro:
[slideshow_deploy id=’8271′]
Logo no início da noite, e após os informes culturais sobre as políticas públicas, subiu no palco a banda “Doutor Jupter”, com o show de lançamento do seu álbum “Na Varanda”, produzido pelo ProAC Editais. O álbum, com o trabalho inteiramente próprio, já está disponível na internet no site da banda, e já está também na boca dos mairiporanenses! Foi muito bonito de ver a plateia cantando e valorizando o trabalho local!
Vale a pena conhecer essa banda de Rock Caipira com influências de Folk, Country, Bluegrass e Música Popular, então dispense um pouquinho do seu tempo, e vá até o site da banda!
Na sequência, a banda Amarelo Marinho, de Caieiras, apresentou seu repertório pra lá de irreverente, com releituras de Secos & Molhados, Chico Buarque e Zeca Baleiro, além de apresentar também neste show, suas músicas autorais!
As duas bandas passeiam durante o show por diversos instrumentos, para além das guitarras, violão e bateria, como cazú, flauta, bandolim, gaita, acordeon, dentre outros, e as duas possuem grande afinidade sonora.
Ficou a fim de conhecer também este som? Acessa aqui!
Fechando a noite do evento que durou até às 22h, e contemplou atividades para toda a família, mais um grupo da casa, o 40 na veia, apresentou seu rock and roll crú, com suas músicas também autorais, fincando ali a bandeira da resistência mairiporanense! Conheça a banda por aqui!
E as fotos desta segunda parte do Comboio pode ser conferido logo abaixo:
[slideshow_deploy id=’8319′]
O Comboio das Artes é uma ação itinerante do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery, que percorre as cidades da região com atividades gratuitas em espaços públicos.
Saiba mais sobre o Fórum por aqui.