Nada de comemorações no dia 19!
23 de abril de 2012No dia 19 de Abril, dia do Índio, aconteceu o (De)Bate-Papo “Ser indígena na sociedade moderna”, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, em Franco da Rocha. Esta atividade faz parte do projeto “Ara Pyau – contando histórias, trocando saberes”, do Teatro Girandolá, que tem apoio do ProAC (Programa de Ação cultural), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A atividade contou com a presença de quatro lideranças da aldeia Tekoa Pyau, comunidade Guarani Mbya que vive no bairro do Jaraguá: Alíseo, William e Pedro, que são educadores do CECI Jaraguá e Sr. José Fernandes, o cacique pajé da aldeia, que nos deu o privilégio de sua presença. Homens sábios que falaram sobre várias questões que giram em torno dos povos indígenas, sobre o preconceito da sociedade e fizeram questão de frizar que índigena é índigena, independente de como a vida deles é nos dias de hoje, eles se utilizam das tecnologias sim, porque também tem direito a tudo que nós, não indígenas (juruá) temos!
Dia 19 não é um dia pra ser comemorado e sim, lembrado, afinal de contas, há 512 anos atrás os europeus entraram nessa terra e acabaram com os povos que aqui viviam e hoje, nós somos o reflexo desse massacre e conhecemos muito pouco da verdadeira história dos povos originários desse país, nossos ancestrais.
Nós só temos que agradecer a esses guerreiros por terem nos proporcionado uma noite de esclarecimentos, revolta e de nos fazer perceber que precisamos lutar, lutar pela nosso povo, pela nossa cultura, que ainda continua sendo massacrada!
Confira as fotos desse dia, pra lá de especial:
Quero muito ver o vídeo!!!