A grande final do Slam da Roça 2018
3 de novembro de 2018Fotos: Meire Ramos
pras crianças. pros erês.
se as crianças são o futuro e são poesia, então o futuro é poesia.
no último sábado de outubro de 2018, foi a final do slam da roça, no parque benedito bueno de moraes, em franco da rocha. um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais…
mas o clima não começou tenso. aliás, bem ao contrário, pois tivemos que adiar o início da final por conta de um show da galinha pintadinha que acontecia no mesmo local no slam. inclusive, dividimos a mesma aparelhagem de som, cadeiras e tenda. então, quando começamos, a energia das crianças estava sobrando na área.
durante o mic aberto, muitas inscrições e muitas participações, vozes diversas, que anunciavam como seria aquela bela noite de disputa e de véspera de disputa. algumas pessoas que sempre estão presentes; outras, chegando na nossa roça pela primeira vez. e foi lindo.
para encerrar o mic aberto, recebemos o grande lews barbosa com seu pocket-show, misturando rap, suíngue e poesia. a força poética e o lirismo arquitetônico-bem-humorado de lews empolgaram o público, que cantou junto o macaco caído e dançou o baile black – que tem um pouco de terreiro.
enfim, gogós e mentes aquecidas, chegou a hora da batalha final da roça:
somaia aparecida
betto souza
legant
cassiano gonçalves
andré arruda
cosmoSilva
neuro
igor chico
sophia bigal
eram es poetas presentes. Luz Ribeiro e Mari Moura, também classificadas para a final, não puderam comparecer.
e a festa, como sempre, aconteceu. o slam da roça é celebração e união. é ouvir poemas. é torcer junto. e é, sobretudo, risada. sorrisos desmontam fascistas. temos nos esforçado para que a poesia prevaleça e os sorrisos se multipliquem. temos recebido poesia e sorrisos de volta.
após uma primeira rodada apertada, passaram adiante somaia aparecida, betto souza, cassiano gonçalves, andré arruda e igor chico.
a semifinal trouxe algumas surpresas, como poemas curtos e de temas diversos. somaia e betto ficaram nessa fase e receberam os aplausos da plateia.
para a rodada final, igor chico foi o primeiro sorteado. mais uma vez, com a elegância no transbordar do coração e a precisão que lhe são características, arrancou uma nota final 29.99, de 30 possíveis. Cassiano veio em seguida, trazendo todo sua (r)existência e clamando pelo direito de viver em paz. sua pontuação foi mais baixa que de seu adversário-irmão. por último, andré arruda, poeta da casa e recordista em participações de finais do slam da roça, chegou com sua mensagem poderosa e lírica, trazendo junto consigo os cantos e a torcida de franco da rocha. mas com 29.8 a noite era mesmo de igor chico – desse menino-homem-poesia, que acerta em cheio quando diz o mínimo. desse poeta que exalta e escreve pras crianças. pros erês. para o futuro.
igor representou o slam da roça no slam sp, que aconteceu ontem, dia 02 de novembro.
e franco foi lindamente e muito bem representado.
vamos, que ainda temos muito chão pela frente. e o céu todo pra conhecer.
o poeta chegou?
tá na roça!