Sarauzão: A cidade armada em versos contra o Coisa-Ruim
19 de outubro de 2018Imagens: Fabia Pierangeli e Mari Moura
No último sábado (13), decidimos suspender a realização do Sarau CONPOEMA e nos unimos mais uma vez: Sarau CONPOEMA, Sarau Estação Poesia e Encontrão Poético, para uma edição especial do Sarauzão dos Acordados. Estávamos juntxs contra o “coisa ruim”. Nos encontramos com tantos outros artistas e moradores da região que ansiavam por união tanto quanto nós. União contra o fascismo, contra os discursos e atos de ódio e o retrocesso do nosso país. Além dos três coletivos, outras pessoas também se mobilizaram para os preparativos do “Sarauzão contra o coisa-ruim”, que começaram antes do horário habitual.
Por volta das 14h, o calçadão da Casa de Cultura Marielle Franco já estava tomado pela confecção de cartazes que ocuparam toda a frente da Casa: ali seria nosso palco. Ao final da tarde, em cortejo pelo calçadão e acompanhado pelos baques de Maracatu, o Bloco da Casa Velha chegou e deixou seu aviso: fascistas não vão passar. Em seguida, iniciamos a roda de conversa com uma performance da nossa parceira Elisângela Costa, reafirmando que a noite iria render muitas reflexões. Nem mesmo a forte chuva impediu de prosseguirmos com o sarau-ato, ocupamos o salão principal da Casa e seguimos com a programação.
Foi um sábado intenso, carregado pela necessidade de seguir em luta contra as ameaças que estamos submetidos por sermos quem somos. Pela ânsia de desabafo, deixamos o bate papo se estender o quanto fosse necessário. Para encerrar a noite, cantamos e poetizamos, nossa arma e munição. De pessoas que caminham conosco desde o início de nossa jornada a tantas outras que encontramos pelo caminho, a casa estava cheia como há tempos não víamos. Veja alguns registros dessa noite:
[slideshow_deploy id=’23266′]
A noite chegou ao fim com nossas vozes em uníssono. Sabemos que a luta não para por aí, por isso, seguiremos em defesa da democracia e da liberdade. Neste sábado (20), desta vez em Francisco Morato, nos reuniremos novamente, a outros coletivos e pessoas, para mais uma tarde de diálogos e resistência.
Dá só uma olhada na programação:
16h às 18h15: Roda de Conversa + Caminhada: vamos falar sobre Democracia?
Local: na praça em frente à estação de trens de Francisco Morato.
(A caminhada será da estação de trens à Praça do Coreto).
Para mais informações: https://www.facebook.com/events/266492210673249/
19h às 23h: Encontrão Poético – Contra o Fascismo
Local: Praça do Coreto
Para mais informações: https://www.facebook.com/events/1828127227301088/
E no sábado (27), às 19h, terá a grande final do Slam da Roça 2018: poesia pela democracia. No Parque Municipal Benedito Bueno de Morais – Centro, Franco da Rocha.