Oxandolá 2018 – Como foi o último fim de semana

Oxandolá 2018 – Como foi o último fim de semana

24 de junho de 2018 0 Por Fabia Pierangeli

IMG_6790E o último final de semana do nosso Oxandolá [In] Festa 2018 foi uma maratona de atividades para todas as idades e fechou a programação com chave de outro e muita alegria.

Na sexta, dia 15 de junho, recebemos em nosso Espaço CONPOEMA o belíssimo espetáculo Juraci – boca materna, que vem sendo construído com muita dedicação e sensibilidade por Andréa Amorim, que interpreta lindamente Juraci e também assina a dramaturgia do espetáculo, onde são apresentadas ao público histórias de pessoas das quais Andréa cuidou ao longo de seus 25 anos de atuação como médica do SUS (Sistema Único de Saúde); Jorge Peloso que assina a direção; Silvia Sapucaia, que criou e confeccionou figurinos e adereços; Bruno e Théo, que amarram musicalmente toda a intensidade das cenas e histórias que vão tocando fundo o espectador durante os 50 minutos de espetáculo.

[slideshow_deploy id=’22356′]

No sábado, dia 16, a programação teve início às 16h na Praça do Coreto, com o Cantinho Itinerante de Leitura e Brincadeiras, comandado por Silvia Sapucaia e Shirla Pereira, que garantiu diversão e troca afetiva com as crianças que passaram por lá.

[slideshow_deploy id=’22381′]

E logo após, a noite, aconteceu o Encontrão Poético, comandado por nossos queridos parceiros, que nos abriram espaço durante o bate-papo para falarmos sobre a experiência de produzir um festival de artes há quase uma década nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, em grande parte de sua história sem contar com nenhum tipo de recurso financeiro, sendo realizado essencialmente pela troca com parceiros de luta e resistência. O Encontrão Poético trouxe esse tom marcante de luta e resistência, somando ainda mais força à nossa programação, numa noite repleta de muita poesia.

[slideshow_deploy id=’22396′]

E pra fechar a programação no domingo, recebemos em nossa casa, o Espaço CONPOEMA, o grupo Mangangá que embalou todos os presentes num som e energia contagiantes, com músicas autorais que bebem na fonte da cultura popular brasileira. O público que de início se mostrou tímido, não resistiu e finalizou a noite afastando seus assentos e dançando muito. A última noite da programação desse ano lavou nossas almas e veio reafirmar que “nóis enverga, mas num quebra”, “nóis trupica, mas num cai” e seguiremos resistindo, fazendo arte e poetizando os dias e noites de nossa quebrada.

[slideshow_deploy id=’22442′]

É isso aí galera. Ano que vem tem mais e estamos prontos pra comemorar o décimo ano de realização desse nosso festival.

O Oxandolá [In] Festa é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA e a edição desse ano contou com o apoio das Prefeituras de Francisco Morato e Franco da Rocha, através de suas Secretarias de Cultura, que forneceram alimentação para os artistas que compuseram a programação.