Ainda é tempo de poetizar

Ainda é tempo de poetizar

5 de julho de 2018 0 Por CONPOEMA

SARAUZAO#12Texto: Luana Dorigon | Imagens: Amanda Barbosa

“[…]
Luzes, câmeras, ação
Que a nossa revolução
Vem em forma de poesia…”

23 de junho, sábado à tarde, Parque Benedito Bueno de Morais: ponto de encontro da 2ª edição do Sarauzão dos Acordados, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha. Este projeto nasceu da junção de três saraus realizados em Francisco Morato e Franco da Rocha: Sarau CONPOEMA, Sarau Estação Poesia e Encontrão Poético.

No mesmo horário e local da primeira edição, nos reunimos e erguemos nossas mangas para dar início aos preparativos de mais uma noite poética na cidade. Desta vez, com um item a mais: o bazar da CONPOEMA, com roupas, calçados e acessórios a preços acessíveis, disponível durante todo o evento.

Por volta das 17h, demos início à roda de conversa que antecede ao sarau. O tema da edição foi: “Eu produzo, eu produto”. Falamos sobre as dificuldades – burocráticas e financeiras – de ser produtor (a) cultural na região em que estamos, por vezes vinda do poder público em suas três instâncias. Também falamos sobre a dificuldade de nos reconhecermos enquanto artistas e trabalhadores da cultura e o quanto a cultura é importante na formação dos (as) cidadãos (ãs). Foram diversas ideias e questionamentos, que nem mesmo as interferências caninas puderam dispersá-las.

Logo após, o nosso despertador poético tocou para anunciar que estava na hora do sarau. Seguimos juntxs cirandando num cortejo pelo parque, chamando a todxs para poetizar conosco. E a noite foi assim, o dia terminou e a poesia raiou, espantamos o frio e nos aquecemos com as trocas poéticas, as performances, com gritos de resistência e suspiros de amor, gratidão e amizade durante toda a noite. Segue alguns registros feitos:

[slideshow_deploy id=’22585′]

Desta noite, levamos a certeza de que, apesar das dificuldades, ainda temos motivos para persistir, resistir e poetizar por aqui. Ainda há tempo, ainda há mãos suficientes para nos segurarmos e pés suficientes para caminharmos.

E não pararemos por aqui, portanto, acompanhe nosso calendário mensal:

  • Na 1ª sexta-feira do mês: Sarau Estação Poesia (Casa de Cultura “Marielle Franco”: R. D. Amália Sestini, nº 85 – Centro, Franco da Rocha)
  • No 2º sábado do mês: Sarau Conpoema (Espaço CONPOEMA: Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça, Francisco Morato)
  • No 3º sábado do mês: Encontrão Poético (Praça do Coreto – Centro, Francisco Morato)
  • No último sábado do mês: Slam da Roça (Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes – Centro, Franco da Rocha)

E sempre que houver 5 sábados, estaremos nós, unindo corpos, somando forças e poetizando nossa região no Sarauzão dos Acordados. As próximas edições acontecerão em setembro e dezembro, no Parque Municipal.