Oxandolá 2018 – Semana 3

Oxandolá 2018 – Semana 3

14 de junho de 2018 0 Por Fabia Pierangeli

IMG_5773Mais um final de semana repleto de atividades artístico-culturais foi proporcionado pela programação do festival de artes integradas Oxandolá [In] Festa. E nesse último final de semana, foi a poesia quem reinou soberana.

No sábado, no Espaço CONPOEMA, às 15h, as mulheres da região puderam aprender um pouco de fotografia, numa tarde com trocas e aprendizados com Mari Moura e Meire Ramos, integrantes da Baciada das Mulheres do Juquery, que uniram feminismo e fotografia realizando uma atividade voltada para as realidades que só as mulheres vivem e também para que possamos aprender teorias e práticas fotográficas. Veja abaixo as fotos:

[slideshow_deploy id=’22327′]

No começo da noite, tivemos mais uma edição do nosso Sarau CONPOEMA, que além das apresentações espontâneas do público presente, contou também com a premiação do VIII Concurso de Poesias Professor Roberto Tonellotti 2018, que este ano rebebeu mais de 400 poemas vindos dos quatro cantos do país nas três categorias. Os premiados, em sua maioria, foram de fora de São Paulo, o que impossibilitou a presença da maioria dos poetas para receber o prêmio em mãos. No entanto, um deles, da categoria Juvenil, sabendo que tinha sido classificado entre os  três primeiros e não podendo comparecer, fez um vídeo de agradecimento e nos enviou para passar durante a premiação. Foi uma grata surpresa que levou a plateia do sarau a aplaudir muito. E nós da CONPOEMA, ficamos muito felizes com a mensagem. Veja abaixo o vídeo que o poeta José Rodrigues do Nascimento Neto nos enviou.

O resultado você pode conferir aqui e também contamos com a performance de Lilian Soarez, que confeccionou, durante o período de duração do Sarau um “manto de recomeço”. Durante todo o Sarau, o público presente foi convidado a escrever em tiras de pano, palavras que remetessem a recomeçar e Lilian foi juntando e tecendo essas tiras de palavras, que ao final, formaram um belíssimo manto, cheio de muitos significados.

[slideshow_deploy id=’22236′]

No domingo, a poesia invadiu o Parque de Franco, com a alegria dos Brincantes Ambulantes do Teatro Girandolá. Ana Cata-Lembrança, Reymundo Rimador e Maria das Palavras, cantaram, dançaram, recitaram, rimaram e brincaram muito com quem se dispôs a participar dessa troca, que o espetáculo proporciona. Crianças e adultos juntos, compartilharam de momentos de muita alegria, diversão e integração.

[slideshow_deploy id=’22290′]

E nesse próximo final de semana, rumamos para o último final de semana, que ainda traz uma diversificada programação:

Dia 15 de junho (Sexta-feira), às 15h

Artista/Grupo: CONPOEMA

Atividade: Sarauzinho CONPOEMA

Local: Espaço CONPOEMAAv. São Paulo, 965, Vila Suíça, Francisco Morato, SP

Dia 15 de junho (Sexta-feira), às 20h30

Artista/Grupo: Andréa Amorim

Atividade: Juraci – Boca Materna

Local: Espaço CONPOEMAAv. São Paulo, 965, Vila Suíça, Francisco Morato, SP

Dia 16 de junho (Sábado), às 16h

Artista/Grupo: Silvia Sapucaia e Shirla Pereira

Atividade: Cantinho Itinerante de Leitura

Local: Praça do Coreto – próximo da Escola Municipal Dr. Morato, no Centro de Francisco Morato

Dia 16 de junho (Sábado), às 19h

Artista/Grupo: Encontrão Poético

Atividade: Encontrão Poético

Local: Praça do Coreto – próximo da Escola Municipal Dr. Morato, no Centro de Francisco Morato

Dia 17 de junho (Domingo), às 18h

Artista/Grupo: Mangangá

Atividade: Apresentação musical Mangangá

Local: Espaço CONPOEMAAv. São Paulo, 965, Vila Suíça, Francisco Morato, SP

O Festival de Artes Integradas Oxandolá [In] Festa é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA e a edição de 2018 conta com a parceria de todos os grupos e artistas que compõem a programação e também conta com o apoio das Prefeituras de Francisco Morato e Franco da Rocha que fornecerão a alimentação para os artistas da programação.