Almas peregrinas – Núcleo Teatral Opereta

Almas peregrinas – Núcleo Teatral Opereta

1 de maio de 2018 1 Por Fabia Pierangeli

_MG_3536O Núcleo Teatral Opereta atua no município de Poá, lá no outro extremo da Grande São Paulo, são nossos parceiros de longa data, de lutas e trocas estéticas/reflexivas e no último dia 21 de abril, esteve novamente em Franco da Rocha, apresentando a remontagem do espetáculo Almas Peregrinas, que já havia sido apresentado, em sua primeira versão, há alguns anos para o público francorrochense. Essa apresentação faz parte de uma circulação contemplada pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e além da apresentação do espetáculo, traz uma roda de compartilhamento com o tema “A expressão e a opressão ao feminino”.

A roda de compartilhamento, que aconteceu no período da tarde, já trouxe um aquecimento para os temas que seriam abordados no espetáculo, no período da noite. Cerca de 40 pessoas participaram desse primeiro momento, num papo que trouxe muitas reflexões sobre o quanto mulheres ainda são oprimidas e precisam continuar lutando, diariamente, para desfrutar de liberdade e direitos iguais.

[slideshow_deploy id=’21693′]

Por volta das 19h30, o público foi aos poucos se fazendo presente, na entrada do Centro Cultural Newton Gomes de Sá e às 20h, adentrou o espaço onde o espetáculo foi encenada. Cerca de 65 pessoas puderam acompanhar a saga daquelas almas peregrinas, que perambularam entre fronteiras, revivendo suas histórias, entre a vida e a morte, entre o fantástico e o real.  Almas Peregrinas nasce a partir do livro “Pedro Páramo”, do escritor mexicano Juan Rulfo, e aborda temas como a fé, a questão da terra, a imposição do pecado católico, a opressão dos poderosos, a subserviência dos fracos e simplórios, a mulher relegada a segundo e terceiro planos no contexto social e político.

E aqui compartilhamos o registro do espetáculo, a fim de compartilhar um pouquinho do que o público vivenciou nesse dia:

[slideshow_deploy id=’21714′]

O projeto CONPOEMA Recebe é um projeto idealizado e desenvolvido pela Associação Cultural CONPOEMA e essa edição do dia 21 de abril de 2018, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, através da sua Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.