Mjiba é de África!

Mjiba é de África!

15 de abril de 2018 0 Por Fabia Pierangeli

180406_#25

Nos últimos dias 6 e 8 de abril, recebemos através do projeto “CONPOEMA Recebe…”, uma visita pra lá de especial: Mjiba – a boneca guerreira, que atravessou o oceano de navio, vinda das longínquas terras da África, carregando um bocado de histórias, que chegaram até nós, através de uma encomenda, entregue de maneira muito divertida, por carteiros profissionais da recomendadíssima Trupe Liuds Express.
Nossa relação com essa trupe de palhaços vem de longa data e foi uma alegria danada recebê-los em nossa casa, para a composição da programação de nosso projeto CONPOEMA Recebe. A Cia Trupe Liuds nasceu no ano de 2006 e tem na Comunidade Cultural Quilombaque, no bairro de Perus, sua morada de resistência. É uma companhia composta por palhaços negros, criada com o intuito de difundir a arte circense na periferia da cidade de São Paulo, que através da linguagem lúdica recria a realidade cotidiana e desperta o imaginário das pessoas. Através da pesquisa na linguagem do palhaço, mesclando cenas do circo tradicional, circo contemporâneo, modalidades circenses e a cultura popular, a Cia Trupe Liuds propõe diálogos, reflexões e questionamentos sobre a cultura negra e a sociedade brasileira, e tem como proposta ocupar espaços públicos e espaços ociosos com espetáculos e intervenções circenses.
Nesse ano de 2018, a Trupe está em circulação pelo estado de São Paulo, através do ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, e por isso fomos presenteados com 2 apresentações do belíssimo espetáculo “Mjiba – a boneca guerreira”.
A primeira apresentação aconteceu em nossa sede, no Espaço CONPOEMA, no dia 6 de abril, sexta-feira e teve como público, as crianças, adolescentes e familiares que frequentam o projeto Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeira, moradores da Vila Suíça, em Francisco Morato. Foi uma tarde emocionante! Olhinhos e ouvidos atentos, se deliciaram com as peripécias dos palhaços Torradinho, Candango e Gigica, e se encantaram com a presença e a história de Mjiba.

[slideshow_deploy id=’21533′]

Já no dia 8 de abril, domingo, a Trupe Liuds desembarcou no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, em Franco da Rocha, para uma tarde não menos emocionante, que conseguiu reunir cerca de 150 pessoas para assistir ao espetáculo e pasmem… em pleno horário de clássico do futebol, que tinha partida entre Palmeiras e Corinthians.

[slideshow_deploy id=’21562′]

O projeto CONPOEMA Recebe é desenvolvido e mantido pela Associação Cultural CONPOEMA desde 2009, de maneira independente e conta com a importante parceria dos grupos artísticos, que ao longo desses anos disponibilizam seus trabalhos, para compor nossa programação.
A apresentação do dia 8 de abril, que aconteceu no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, através de sua Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.