A cidade-dormitório que não dorme!

A cidade-dormitório que não dorme!

31 de março de 2018 0 Por Fabia Pierangeli

IMG_6770Texto e fotos: Luana Dorigon

“Acordai-vos, acordai-vos
Despertai periferia
Que a vida já entardece
E não viver é covardia
[…] ”

E foi na tarde do último sábado, 24, que nos reunimos para a primeira edição do Sarauzão dos Acordados, que foi realizada em parceria com a Prefeitura de Franco da Rocha, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O evento, pensado e produzido por três coletivos culturais atuantes nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha: Sarau CONPOEMA, Sarau Estação Poesia e Encontrão Poético, juntxs por uma causa em comum: resistir e poetizar (n)a periferia.
Com um tempo típico de outono – nublado e abafado – fincamos nossos pés no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, em Franco da Rocha, erguemos nossa barraca e nos preparamos para a noite que estava por vir. Nem mesmo a precisa garoa nos arrastou dali, estávamos despertxs e prontxs.
Por volta das 17h30, demos início à roda de conversa sobre as condições da mulher periférica. Foi um bate papo curto, mas riquíssimo e que poderia se estender pela noite inteira, mas nós tínhamos toda uma programação para a noite. Encerramos o bate-papo e partimos em cortejo pelo parque, chamando o público, clamando por poesia.
Assim, a noite chegou e, mais uma vez, a cidade mostrou que estava acordada. Demos início ao sarau, intercalando-o com espaços de improvisão, marcados pelo nosso despertador poético. Aos mais tímidos, havia a alternativa de deixar seus escritos no nosso varal de poesias. Havia um pouquinho da essência de cada sarau. Veja os registros desta noite:

[slideshow_deploy id=’21459′]

O primeiro passo foi dado!
Atualmente, nossa região possui um calendário mensal de saraus. Segue o cronograma:
Na 1ª sexta-feira do mês: Sarau Estação Poesia (Franco da Rocha)
No 2º sábado do mês: Sarau Conpoema (Av. São Paulo, 965 – Vila Suiça, Francisco Morato)
No 3º sábado do mês: Encontrão Poético (Praça do Coreto – Centro, Francisco Morato)
No último sábado do mês: Slam da Roça (Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes – Centro, Franco da Rocha)
E sempre que houver 5 sábados, estaremos nós, unindo corpos, somando forças e poetizando nossa região, no Sarauzão dos Acordados. As próximas edições acontecerão em junho, setembro e dezembro, no Parque Municipal.
A primeira edição que celebra essa união aconteceu e nos trouxe a garantia:
“[…]
A cidade que antes dormia,
Agora grita poesia!”