Informativo nº 10/2008

30 de janeiro de 2008 0 Por Gilberto Araujo
I n F O r M A T I v O CuLtUrA MOrATo Nº 10

Outubro de 2008

Canal Aberto para a veiculação da atividade artístico-cultural no município de Francisco Morato e região. Todos podem contribuir com este Informativo, basta enviar sugestões, críticas, dúvidas, imagens ou textos para o e-mail dubarto@yahoo.com.br.
_________________________________________________________
CURSO GRATUITO: GESTÃO CULTURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA

Ainda é possível se inscrever para participar do curso “Gestão Cultural e Políticas Públicas para a Cultura”, ministrado por Aldo Valentim, profissional com grande experiência na área de gestão cultural. O curso, que é gratuito, é voltado para toda a comunidade, principalmente para artistas, agentes culturais e cidadãos envolvidos em atividades comunitárias. Os encontros serão sempre aos domingos, com início no dia 05 de outubro, das 10h as 12h, no CIC de Francisco Morato. Para participar é necessário entrar em contato através do e-mail conselhocultura@gmail.com.

__________________________________________________________
“CONTO DE TODAS AS CORES” NO FESTIVAL DE TEATRO DE CATANDUVA
O espetáculo “Conto de Todas as Cores” do Teatro Girandolá, de Francisco Morato, segue suas apresentações no mês de outubro para algumas escolas e no dia 27 de outubro, estará no Festival de Teatro de Catanduva, interior de São Paulo. Para conhecer um pouco do trabalho do grupo acesse http://www.teatrogirandola.blogspot.com/.
__________________________________________________________
MÊS DE OUTUBRO ENCERRA OFICINAS CULTURAIS EM FRANCISCO MORATO
As Oficinas Culturais “O Palhaço EnCena”, e “Treinamento em Mímica Corporal Dramática”, serão encerradas no mês de outubro. Por enquanto os alunos da oficina de Mímica, decidiram que farão uma apresentação pública do encerramento do trabalho. Em breve, divulgaremos detalhes sobre este exercício.
Também se encontra em processo a Oficina Cultural “Toda Taba tem um Tom”, com a educadora Marília Ferreira. Provavelmente em breve poderemos apreciar um pouco dos batuques ensinados durante os encontros. Lembrando que ainda é possível participar da oficina.
Estas Oficinas acontecem graças à iniciativa do Conselho de Cultura de Francisco Morato em parceria com a ASSAOC, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
__________________________________________________________
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CONSELHO DE CULTURA DE FRANCISCO MORATO
1 – O Fórum de Cultura de Francisco Morato, no qual aconteceria o encontro com candidatos à prefeitura da cidade, infelizmente não foi realizado. A sua não realização deu-se por conta do impedimento por parte do Poder Público, da utilização do Teatro Laura Bressane. Graças a este impedimento, o Conselho viu-se impossibilitado de realizar o fórum, conseguiu no entanto colher imagens dos candidatos depondo sobre suas propostas para a área de cultura. Na oportunidade dos depoimentos, os conselheiros de cultura também apresentaram o Termo de Compromisso com a Cultura para os candidatos, que assinaram o documento. Esperamos que assim, os realizadores culturais tenham mais um documento em mãos nos momentos de reivindicação do envolvimento do Poder Público na construção da Política e Ação Cultural da cidade.
2 – É com muita tristeza que o Conselho de Cultura de Francisco Morato recebeu a notícia do falecimento do conselheiro Jairo Salvini. Dr. Jairo representava, juntamente com Diogo Libana, o segmento de Literatura dentro do Conselho e também era envolvido com outras instituições e movimentos na área de Literatura. Dentre suas contribuições com o município, um dos seus livros contém relatos de memórias de histórias vividas em Francisco Morato.
3 No dia 23 de outubro, o Conselho de Cultura realizará sua última reunião ordinária de 2008. O encontro acontecerá as 19h, na Superintendência de Educação e Cultura (R. Progresso, 370 – Centro) e será aberto para toda a comunidade moratense.
__________________________________________________________
FEIRA CULTURA EM CAJAMAR
A Diretoria de Cultura de Cajamar vai comemorar o Dia das Crianças, 12 de outubro, das 13h as 18h, com a Feira Cultural “De Criança para Criança”, dentre outras atividades, a feira contará com a participação de um grupo de Francisco Morato: a Orquestra Experimental Pró-Morato. O evento acontecerá em frente ao Ginásio de Esportes do Polvilho.
__________________________________________________________
FRANCISCO MORATO RECEBEU ESPETÁCULOS TEATRAIS
PREMIADOS NO MAPA CULTURAL PAULISTA
Nos dias 20 e 21 de setembro, Francisco Morato recebeu apresentações de dois trabalhos teatrais premiados na edição 2007-2008 do Mapa Cultural Paulista. Os espetáculos “Cem Gramas de Dentes”, da Cia Azul Celeste, de São José do Rio Preto e “Revolução da América do Sul, da Cia Teatro em Carne e Osso, de Franco da Rocha, foram apresentados no C.S.U. As apresentações aconteceram em virtude da parceria entre o Conselho de Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura. Por conta de alguns problemas que os organizadores do trabalho encontraram, uma Carta Aberta foi encaminhada à Secretaria de Estado da Cultura, nela pode-se encontrar um pouco da ausência de atenção do Poder Público para com as atividades artísticas, em especial o teatro, no município. A carta encontra-se disponível na íntegra no blog http://www.teatrogirandola.blogspot.com/.
__________________________________________________________
MOVIMENTO REGIONAL DE TEATRO PLANEJA AÇÕES PARA 2009
Realizadores teatrais dos municípios de Francisco Morato, Cajamar e Franco da Rocha estão se encontrando para pensar estratégias e ações em conjunto para o fortalecimento da atividade teatral regional. No encontro do dia 27 de setembro, em Franco da Rocha, o grupo pôde constatar que a iniciativa já rendeu alguns bons resultados, como exemplo podemos citar as apresentações culturais que um município tem levado ao outro. Uma das ações pensadas pelo grupo é uma Mostra Teatral que deverá acontecer no próximo ano, a idéia é que a mostra revele a produção teatral da região com apresentações teatrais, palestras, mesas de debates e grupos teatrais convidados de outras cidades. Tudo ainda não passa de uma idéia, que será amadurecida durante os próximos encontros do grupo, que acontecerá no dia 30 de outubro, as 19h, no Auditório Don Paco (Shopping Casa Grande) em Francisco Morato e será aberto para todos os interessados.
__________________________________________________________
“REVOLUÇÃO NA AMÉRICA DO SUL” NAS CIDADES DE MARÍLIA E ARAÇATUBA
A Cia Teatro em Carne e Osso, de Franco da Rocha, após se apresentar na cidade de Francisco Morato, se prepara para as duas últimas apresentações referentes à premiação do Mapa Cultural Paulista. Em outubro, o grupo apresenta “Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal, nas cidades de Marília e Araçatuba. Para saber mais sobre a Cia acesse http://www.teatroemcarneeosso.blogspot.com/.
__________________________________________________________
MOSTRA DE TEATRO NO CEU PERUS
Terá início em outubro a Mostra de Teatro do CEU Perus. Uma das peças apresentadas será Alarido, da C.T.I. – Companhia Teatro da Investigação. Alarido, que tem texto de Edu Brisa e direção de Juliana Crifes, esteve em Francisco Morato através de um ensaio aberto durante a Ciranda Cultural, em 2007. Para mais detalhes sobre esta apresentação e a Mostra Teatral, entrar em contato através do telefone 3915-8712.
__________________________________________________________
CHARLIS ABRAÃO FARÁ SHOW EM CAIEIRAS
O cantor Charlis Abraão se apresentará no Centro Cultural de Caieiras, no dia 25/10. A apresentação contará com a participação do elenco da Cia Teatro de Segunda Feira. O show terá Entrada Franca. Charlis também apresentará o show “Voz e Violão” no dia 18/10, as 20h30, no Sabor e Cia Café, em Caieiras.
__________________________________________________________