Espetáculo A Greve Guerra
12 de abril de 2009A Greve Guerra
Profissionais da Diretoria de Cultura e Lazer de Cajamar (SP) retratam uma das maiores manifestações populares do país.
Um advogado com o lema de Firmeza Permanente liderou uma causa trabalhista no período da ditadura militar, garantindo a vitória se todos mantivessem a PALAVRA.
Neste contexto a cidade de Cajamar (SP) foi dividida entre “Pelegos” e “Queixadas”. Inspirada nesta história foi montada a peça A “Greve Guerra”,
A obra foi escrita pelo diretor de Cultura e Lazer de Cajamar, Adanias Sousa Silva, que formou um grupo teatral com profissionais da administração municipal para encenar a saga.Segundo o autor, trata-se de um projeto desafiador, pois mexe no passado cajamarense (não tão distante) e também do bairro de Perus, e que pode trazer de volta para reflexão um dos mais longos conflitos de greve da história do Brasil.
“Esta é a realização de um sonho: nasci no mês que estourou a grande greve na cidade, minha família e amigos estavam envolvidos e eu sempre soube que chegaria o momento de colocar tudo isso para fora. Fiz de forma poética”, conta.
O GRUPO
Funcionários públicos da Diretoria de Cultura e Lazer de Cajamar formam um elenco de um trabalho que há cerca de dois anos e meio é desenvolvido. A iniciativa faz parte de um amplo projeto de preservação histórica do município, que já conta com o Museu “Casa da Memória”, a elaboração de um livro que está na etapa final e outras ações importantes para a memória local.
Muito do arsenal de informações que subsidiou o tema veio principalmente dos acervos históricos do Museu Municipal. Além de Adanias, da Cultura também saíram todos os integrantes da peça: Elizabete Araújo, Keila Kois, Jonatas Brás, Fábio Machado, Daniela Ramos e Sérgio Carvalho (agentes culturais).
SERVIÇO
“A Greve Guerra”
Apresentações 18/04 (sáb) e 02/05 (sáb) às 20h30 – Entrada FRANCA
LOCAL: Av. Arnaldo Rojek, 295 – bairro de Jordanésia-Cajamar / SP.
Informações: 4447-2626 / 4447-4019