Informativo nº 04/2009
12 de abril de 2009
Cultura é identidade. Mais que isso, é tudo o que o homem imaginou para moldar o mundo, para se acomodar nele e torná-lo digno de si próprio. É isso a cultura: tudo o que o homem inventou para tornar a vida vivível e a morte afrontável.
O Informativo Cultura Morato é uma iniciativa surgida no ano passado e neste ano terá sua continuação com uma novidade: o Teatro Girandolá, grupo moratense, é que cuidará da sua produção e divulgação. Enviem sugestões para compor as edições, que além de divulgar a atividade artístico-cultural em Francisco Morato e região, também trará produções artísticas como poemas, fotografias e desenhos, além de entrevistas com pessoas ligadas à área cultural. Mandem suas sugestões pelo e-mail dubarto@yahoo.com.br.
1 – “Dormitório” Atores dormindo nas letras da própria cidade chamada de cidade-dormitório.
2 – “Inauguração do Portal da cidade” – Convidamos o Barão de Mauá (proprietário das terras da cidade) e sua família para a inauguração de um portal na entrada do município. O portal não saiu lá essas coisas, mas a festa foi muito divertida, contando até com desfile em carroça imperial.
3 – “Feliz Aniversário Francisco Morato” – Intervenção artística realizada na festa em comemoração ao aniversário da cidade no dia 21 de março de 2009.
E no próximo Informativo Cultura Morato
VÍDEO MOSTRA “O QUE O MORATENSE FALA SOBRE A CULTURA “
No dia em que Francisco Morato completou 44 anos, os atores do Teatro Girandolá visitaram alguns pontos da cidade e conversaram com diferentes pessoas sobre Cultura. No momento em que a cidade discute Políticas Públicas para a Cultura e elabora seu Plano de trabalho para este e os próximos três anos, é interessante ouvir o que o cidadão que está aí nas ruas de Morato pensa sobre o assunto. No próximo Informativo Cultura Morato.
No próximo mês o Teatro Girandolá completará dois anos de vida e pretende comemorar com diversas atividades, dentre elas apresentações teatrais de grupos convidados, mesas de debates e oficinas para a comunidade. No dia 24 de abril, as 16h, o grupo apresentará a peça “Conto de Todas as Cores” no Teatro Polythema de Jundiaí. Na última edição do jornal Regional News, o grupo foi destaque em uma matéria sobre o texto que foi finalista no Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Ana Maria Machado. Leia a matéria aqui.
Estamos acompanhando (presencialmente e através da internet) o momento intenso nas discussões em torno da Lei Rouanet e de Políticas Públicas para a Cultura. De um lado, o Ministério da Cultura propõe a reforma da Lei de Incentivo Fiscal e do outro o “Movimento 27 de Março” formado por 55 grupos de trabalhadores da cultura pede Políticas Públicas para a Cultura com o dinheiro público, o que coloca em xeque o atual modelo da Lei Rouanet – a principal forma de incentivo o governo federal disponibiliza para subsidiar os realizadores culturais, mas é que segrecionista, já que é regida pelas leis do marketing privado e não dos interesses públicos.
A peça “Encruzilhados – Entre o Sonho e a Barbárie”, do Barracão Teatro, está em cartaz no Centro Cultural São Paulo, de 06/03 a 03/05. A direção é de Tiche Vianna e no elenco estão Eduardo Brasil, Ésio Magalhães e Andréa Macera, que no ano passado ministrou um curso para formação de palhaços na cidade de Francisco Morato. Veja mais em
http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_teatro.asp.
O espetáculo é o resultado de uma longa pesquisa sobre a exclusão. Não traz uma solução. Levanta uma pergunta: você escolhe seus caminhos? E compartilha, através da expressão, um olhar crítico sobre a realidade atual e a crença de que é necessário viver a intensidade para não banalizarmos a vida.
Gostou? quer ler mais? então acesse o blog do Miozzy
______________________________________________________________________________________________
Envie para sua lista de contatos e amplie essa rede.