Eleito o 1º conselho de cultura de Franco da Rocha

Eleito o 1º conselho de cultura de Franco da Rocha

30 de agosto de 2016 0 Por Fabia Pierangeli

IMG_5426Franco da Rocha está vivendo um momento muito importante para a cultura local. Desde o início de 2015 a Secretaria Adjunta de Cultura vem mobilizando os artistas e realizadores culturais francorrochenses, através de reuniões e palestras, e sensibilizando os poderes executivo e legislativo, com o objetivo de criar e implantar o Sistema Municipal de Cultura. Este Sistema é formado por três eixos: O Plano Municipal de Cultura, um Fundo de Cultura, e um Conselho Municipal de Cultura.
As reuniões com os artistas e realizadores culturais tiveram início em fevereiro de 2015 e teve apoio do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery. Paralelamente a esse processo de mobilização, Taiana Garcia (Secretária Adjunta de Cultura), André Arruda (Coordenador do Núcleo de Experimentação Teatral) e Fabia Pierangeli (ativista cultural), se reuniram por muitos meses, semanalmente, para estudar leis e elaborar uma proposta de minuta para a criação do Sistema Municipal de Cultura, que foi aprovada em audiência pública no meio do ano passado e encaminhada para o legislativo que aprovou a lei no início desse ano. Foram 18 meses de muito trabalho e no último domingo, dia 28 de agosto, aconteceu a eleição do 1º Conselho Municipal de Políticas Culturais. Além das cadeiras de conselheiros, a lei do Conselho criou duas câmaras setoriais que estarão em diálogo direto com o conselho. Foram eleitos quatro conselheiros representantes da classe artística, e seus quatro suplentes, bem como, um conselheiro representando as manifestações culturais – como cultura afro, culturas tradicionais, culinária e arte dos saberes e fazeres – e também seu suplente.
O conselho municipal de políticas culturais de Franco da Rocha é paritário, deliberativo e contará também com cinco representantes do poder público, e seus suplentes, que se reunirão para a construção de políticas públicas para a cultura. Uma das primeiras ações do conselho será a criação do Plano Municipal de Cultura, que traçará metas e ações de fomento cultural para os próximos 10 anos.
A câmara de expressões artísticas elegeu como representantes Silvia Sapucaia, arte-educadora, atriz e artista plástica, Fred Guimarães (Derf), graffiteiro, Mercia Santos, cantora e professora, Thiago Ribeiro Pereira (TH), ativista do Hip Hop, e como seus suplentes Pedro Quintanilha e Pedro Laurini, artistas plásticos, Meire Ramos, atriz e produtora cultural, e Elves Ferreira, Músico, poeta e ator. E a câmara de expressão e patrimônio cultural elegeu Pâmela Gabriele, como representante, e como suplente Ana Moraes, ambas produtoras culturais.

[slideshow_deploy id=’15686′]
Este é um momento histórico para Franco da Rocha, onde poder público e sociedade civil juntos poderão dar maior transparência aos processos decisórios e utilização de recursos da área da cultural, buscando dessa forma democratizar o acesso aos recursos e bens culturais, garantindo também a continuidade das ações planejadas, independentemente de quem esteja a frente do governo.
A primeira etapa foi concluída, mas ainda há muito trabalho pela frente. Avante!