O Lago Azul, o campinho Água Prata e o Conto de todas as Cores

O Lago Azul, o campinho Água Prata e o Conto de todas as Cores

29 de agosto de 2016 0 Por Meire Ramos

IMG_4929Desde fevereiro deste ano estamos percorrendo bairros das duas cidades onde atuamos, Francisco Morato e Franco da Rocha. O projeto “Conto de todas as Cores – colorindo nosso quintal”, contemplado pelo ProAC circulação, possibilitou que passássemos por 20 bairros, conhecendo as extremidades das nossas cidades, a realidade que vivem as comunidades, trocando nossos saberes, colhendo sorrisos e histórias. As famílias abriram espaço em suas vidas para que suas crianças brincassem conosco, abriram seus braços e casas para nos acolherem.

Em cada bairro que passamos tinham pessoas dispostas em nos ajudar, cedendo banheiros, pontos de energia, e até lanche para o grupo, gente também muito disposta em chamar os vizinhos e colaborar para que a nossa passagem fosse significativa.

Nós passamos por escolas, quintais, praças, ruas, campinhos de futebol, e levaremos muito boas lembranças dos 10 bairros que passamos em Morato:  Jd. Santo Antônio, Jd. Antomar, Jd. Alegria, Bairro Jardim, Jd. Aparecida, Parque 120, Água Vermelha, Jd. Vassouras, Jd. São João, Jd. Olga, e dos outros 10, de Franco da Rocha: Green Valley, Mato Dentro, Vila Palmares, Vila Lanfranchi II, Jd. União, Vila Elisa, Vila Santista/Pq. Sta Delfa, Jd. dos Reis, e Vila Lemar. A finalização do projeto aconteceu ontem, dia 28/08, com apresentação no bairro Lago Azul Ortiz, um bairro rural de Franco da Rocha, e eu ainda estou com registros físicos desse encontro, do cansaço ao êxtase de poder carregar os olhares daquelas crianças, das quais, todas que conversei, nunca haviam visto teatro antes. E foi no campinho Água Prata que montamos nossa tenda, no pé de dezenas de casas que estão na encosta do morro e cercadas por um rio. O grande campo abrigava também balanças para as crianças brincarem, pasto para os cavalos, e teve espaço suficiente para que muita gente pudesse curtir o delicioso dia de sol conosco.

As crianças logo desceram de suas casas acompanhando o movimento de montagem, os maiores traziam os irmãos, meninos em suas bicicletas, cachorros, e depois senhores e senhoras também começaram a se aproximar. Com o Cantinho de Leitura montado, as crianças começaram a se deliciar com os livros antes de se deliciarem com o algodão-doce e pipoca. E falando em algodão-doce e pipoca, não posso deixar de agradecer aos queridos parceiros da circulação, Silvana e Pereira, da empresa BUFFET Doce Encanto e Eventos, responsáveis pelos preparativos dessas gostosuras, que sempre estavam alegres, emanando para todos desde bem cedinho uma energia brincante, foi muito prazeroso tê-los conosco!

Pois a comunidade se lambuzou, e se divertiu ouvindo histórias, brincando com pega-varetas, jogo da memória e outros jogos lúdicos, compartilhando o momento com crianças de diversas idades, e trazendo alegria e acalento para o coração dos pais.

[slideshow_deploy id=’15559′]

Na hora da peça todos se concentraram naquele instante fantástico, e a conexão aconteceu, levando aqueles meninos pra dentro do universo da Lili, através do que toda criança tem: a imaginação.

A gente passou por muitos lugares em que pouco se tinha pra brincar, mas ainda assim as crianças brincavam. Que seja possível que essas crianças sejam livres e vivam sua infância plenamente, que sonhem, criem, e tenham amparo para transformar suas vontades em realidade.

Realizar este projeto nos trouxe muita alegria e aprendizado, uma das maiores felicidades é poder trabalhar nosso chão, e proporcionar aos nossos, momentos de leveza e de boas convivências.

Que possamos percorrer ainda mais longe, mas voltar sempre às nossas raízes!

O projeto “Conto de todas as cores – colorindo nosso quintal” é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, através de seu núcleo artístico Teatro Girandolá, foi contemplado pelo Edital nº 08/2015 do ProAC e conta com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro e Prefeituras de Franco da Rocha e Francisco Morato.