Teatro na rua é firmeza permanente

Teatro na rua é firmeza permanente

9 de maio de 2016 0 Por Meire Ramos

IMG_4872Sempre tentamos diminuir as barreiras entre a população e a arte, e neste fim de semana levamos dois espetáculos teatrais para o calçadão do centro de Francisco Morato. Na sexta-feira a noite, dia 06, o calçadão estava repleto de pessoas, algumas que aproveitavam a feira de empreendedorismo que lá acontecia, outras que estavam voltando do trabalho, e outras tantas que possivelmente estavam atrás de um presente para a mãe em uma das inúmeras lojas. E o grupo Buraco D’Oráculo, em meio aquele turbilhão de informações e gente, ocupava o espaço com figuras do imaginário popular, quebrando o ritmo do dia-a-dia da população moratense, com a apresentação do espetáculo O Cuscuz Fedegoso, na programação do CONPOEMA Recebe. Além do público espontâneo, a escola P.P.A. levou uma turma de alunos, e cerca de 150 pessoas assistiram à obra.

O espetáculo coloca em cena de forma bastante escancarada os jogos de poder existentes em nossa sociedade, o povo que luta diariamente pela sobrevivência, e como há quem se aproveite da situação mais precária para tirar vantagens, e com personagens grotescos os atores evidenciam as mazelas.

Um espetáculo que nos incomoda, que o riso que sai de nossas bocas no próximo instante nos parece descabido, que nos remexe, e enjoa, que nos faz passar mal, não por ter comido um cuscuz estragado como o personagem, mas por ver refletido nele a miséria do nosso país, e tudo que nos é enfiado goela abaixo por esse sistema que gera competições e explorações.

Quem por lá passou foi capturado, e seja por meio da piada, por meio das figuras estranhas, dos discursos pontuados no decorrer do espetáculo, a apresentação trouxe para a rua um debate bastante atual e importante.

Confira as imagens:

[slideshow_deploy id=’12802′]

No sábado, lá estávamos nós novamente. Haviam muitas coisas para que este dia não fosse tão incrível, mas ele foi mesmo assim. Tivemos a infeliz notícia de que o Por Volta de Logo Depois que se apresentaria nesta data não viria, pela saída inesperada de membros do grupo. Mas esta era a primeira atividade do CONPOEMA Recebe dentro da programação do Território CONPOEMA, e nós não podíamos deixar que ela desse errado, isto tudo pra nós é muio valioso, por trás de cada dia de atraç(15)ão aberta ao público, tem muitos outros de trabalho, e anos de luta. Então, assim que soubemos, já nos reorganizamos, e como temos o nosso infantil que já está circulando bastante pelos bairros, decidimos por levá-lo para o centro da cidade.

As almofadas e bancos em círculos no meio do calçadão já começaram por chamar a atenção dos transeuntes, e ao descarregarmos o cenário, um e outro iam parando para saber o que iria acontecer por ali, e logo tínhamos um bom público formado!

As brincadeiras pelo quintal da Lili inflaram os peitos dos moratenses de alegria, e os pequenos não se continham ao se deliciarem com o Conto de Todas as Cores, eram gargalhadas, gritinhos e mãozinhas para o ar, buscando tocar os personagens, e também com os olhares atentos de quem ouve uma nova história.

Vejam as fotos logo abaixo:

[slideshow_deploy id=’12832′]

E ao final desta tarde ficamos imensamente gratos pela recepção dessa gente sempre tão acolhedora, que nos motiva nesta caminhada quando bambeamos, ou nos sentimos fracos.

É por essa gente e por esse local que seguimos!

O projeto Território CONPOEMA é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA e do Governo do Estado de São Paulo, através de sua Secretaria de Cultura e de seu Programa de Ação Cultural – ProAC. O projeto conta ainda com apoio da Cooperativa Paulista de Teatro e para algumas ações, conta também com o apoio das Prefeituras de Franco da Rocha e Francisco Morato.

Nesta edição, agradecemos também a colaboração dos comércios locais, ao Maxiboi, que cedeu o ponto de energia para a atração de sábado à noite, e ao Saldão que nos auxiliou com o banheiro da loja.m

E para comemorar todos os meses de atividades, e a nossa existência, começa nesta semana o festival de artes integradas Oxandolá [In]Festa, na marra, na raça e de graça! E a população de Francisco Morato e Franco da Rocha vai poder curtir um mês inteiro de atrações culturais, nas linguagens de teatro, música e literatura. A partir de 13 de maio até 12 de junho, confira a programação por aqui!

Mais informações: 4488-8524.