Um bate-papo musical com Marcio Salomão
4 de maio de 2016No dia 28, última quinta, o Espaço CONPOEMA recebeu o workshop “Eu não procuro o som”, em que o instrumentista Márcio Salomão falou um pouco a respeito da história da música, de como chegamos ao modelo atual de leitura a partir de Guido de Arezzo, criador da notação moderna, de como isso foi importante para que pudéssemos conhecer as obras dos compositores clássicos, mas como isso também pode ser, nos dias atuais, uma armadilha que enquadra as composições, e faz com que os compositores pensem muito na obra musical como algo matemático. Para Márcio, a música deve ser executada de modo a se comunicar com as pessoas, provocando novos sentimentos e sensações, então, essa deveria ser a real preocupação de seus criadores.
No bate-papo ele também falou de sua relação com a música, sua atuação na cidade de Francisco Morato, e sobre como a música reverbera nas pessoas, e comparou-a ao raio-x, que penetra nosso corpo com ondas eletromagnéticas e que apesar de não vermos, ficam em nós. Com a música, Márcio diz que acontece o mesmo, e assim criamos nossas memórias musicais, e mesmo passados anos, e até mesmo nos casos de pessoas com doenças como o alzheimer, possuímos um repertório de músicas que não se esquece.
Assim, ele nos disse que nós não ouvimos a música apenas com os ouvidos, mas com todo o corpo. Um exemplo disso são as pessoas surdas que gostam de sons altos, como as de alfaias, um instrumento percussivo e ou de irem à baladas, pois o som pode ser sentido, ao reverberar em suas caixas torácicas. No workshop experimentamos ouvir alguns sons e identificar onde estávamos “ouvindo”, onde sentíamos reverberar.
Foi um bate-papo bastante interessante, que durou cerca de 4h, e que nos levou a discutir a música em seus diversos aspectos: técnico, histórico e social. Confira as fotos:
[slideshow_deploy id=’12775′]
Agradecemos a disponibilidade do Marcio em abrir esse espaço de discussão, e aos seus patrocinadores Malagoli Capitadores, Mustache Music Studio, Music Hall Instrumentos Musicais, Poleari Custom Sound e Iwannaplay, que possibilitaram a realização desse evento.
O CONPOEMA Recebe…trará outras atividades para Morato no próximo fim de semana, através do Território CONPOEMA:
Sexta, dia 06, tem espetáculo Cuscuz Fedegoso, do Buraco D’oráculo, na frente da estação da CPTM de Francisco Morato, às 20h.
Sábado, dia 07, às 15h tem Liberdade Liber […]dades, na frente da estação de Morato, e às 20h, tem Vitrines, no Espaço CONPOEMA, na Vila Suíça em Francisco Morato, ambos do grupo Por Volta de Logo Depois. Todas as atividades são gratuitas. Não perca!
Outras informações: https://conpoema.org/?p=12696
Fiquem com as fotos do Wokshop “Eu não procuro o som”, e até a próxima!