Dias de ver teatro e música pertinho de casa

Dias de ver teatro e música pertinho de casa

7 de março de 2016 0 Por Meire Ramos

(20)“Fale ao mundo inteiro, fale o mundo inteiro, só não deixe de falar o português Brasileiro”.

Aproveitamos bastante o nosso fim de semana sem precisar sair da nossa “casa”, aqui mesmo na nossa quebrada, pudemos nos encontrar com amigos, fomos até novos bairros, e através do CONPOEMA Recebe…apreciamos belíssimos espetáculos artísticos, e vimos muitos olhinhos brilharem como os nossos.
Na sexta-feira e sábado estivemos com a Cia Lúdicos de Teatro Popular, que veio da capital Paulista, através da circulação do ProAC, apresentar o espetáculo infantil Mário e as Marias, já premiado pela APCA (Associação Paulista de críticos de arte).
O espetáculo de grande delicadeza, foi apresentado na sexta, dia 04, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, em Franco da Rocha, devido à chuva, que impossibilitou a ida pra rua. Mas o encanto se deu naquele grande salão, que foi transformado pela Cia, com balões, varas de pesca, livros gigantes, e muitos adereços da nossa cultura popular, nos espaços por onde Mário de Andrade passou durante sua vida. Da escola, rios e praças, à Secretaria de Cultura, vimos sua trajetória se desenrolar, e sua busca pelo conhecimento da identidade de seu povo, por meio de muitas canções cantadas docemente em capela pelas 5 atrizes do espetáculo.

[slideshow_deploy id=’11682′]

No dia seguinte, 05, arrependida pelo dano do dia anterior, a chuva não quis aparecer, e a Cia. Lúdicos apresentou este belo espetáculo no calçadão de Morato, que estava repleto de crianças e seus familiares, engradecendo ainda mais a viagem pela vida do escritor. A cultura popular tão enaltecida por Mário, estava posta em cena, cacuriás, jongos, e brinquedos cantados costuravam as cenas e histórias, e conhecemos então, o grande amor de Mário, pela Maria, sua gente.

[slideshow_deploy id=’11704′]

Depois da apresentação teatral, as famílias Moratenses puderam ainda estender a noite ao som do Chalabrão e Seu Bandolindo, ali mesmo no calçadão, com canções autorais, de Charles Abraão e André Arruda.
Aqueles tocadores, que misturam diversos instrumentos, fizeram belos arranjos sonoros, despertando a curiosidade de muitos jovens, que se aproximaram para ouvir o violino, o contra-baixo acústico, que quase nunca estão em praça pública, ou aquele instrumento que nem sabiam o nome, o tal do bandolim. As crianças brincaram e bailaram, diversas pessoas de aparentes estilos diferentes se aproximaram para apreciar o show, e contemplar a música nacional, a nossa música popular brasileira.

[slideshow_deploy id=’11649′]

A arte nos faz conhecer nossa história, nosso povo, nos reconhecer, e nos transformar. Foi um fim de semana rico, quem conferiu, com certeza saiu um pouquinho maior.

O CONPOEMA Recebe…é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, e no mês de março contou com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha e da Secretaria de Cultura de Francisco Morato.
Acompanhe a agenda de atividades no início do nosso site. As próximas atrações do projeto acontecerão no primeiro fim de semana de abril e são sempre gratuitas.
Mais informações: 44888524.