Por dentro da Ponte Seca

Por dentro da Ponte Seca

2 de maio de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_1762

O novo espetáculo do Teatro Girandolá, sobre o universo da Ponte Seca, em Francisco Morato, já está batendo na porta! A estreia acontecerá em julho, e a obra já está tomando forma, com muita música do início ao fim, prometendo interferir no fluxo, convidando os passantes para celebrar a cultura popular e a cidade.
A Ponte Seca sempre foi um espaço representativo para os integrantes do Teatro Girandolá, moradores de Francisco Morato, um espaço que carrega muitos símbolos em si sobre esta cidade, sobre o que é estar inserido nesta região, sobre a relação do poder público local com seus moradores, e também sobre os sentimentos da população.
Antigamente, por dentro da Ponte Seca, passavam os ônibus chamados Poeirinhas, e reza a lenda, que o viaduto que hoje atravessa a cidade, foi construído ali pelo Governo do Estado, em troca de que a cidade recebesse os moradores em situação de rua, que estavam na capital paulista.
Hoje, este espaço serve de passagem subterrânea apenas para pedestres, e congrega também na sua entrada, barracas e lojas de produtos diversos, de lá, muitos tiram seu sustento, por lá, muitos voltam para suas casas, depois de um dia cansado, porém, o estado em que ela se encontra, é muito preocupante. Não somos só nós que sentimos que ela se encontra abandonada, conversando com a população, este sentimento é comum a todos, o espaço é mal iluminado, com chão desnivelado, com goteiras, e inundações em época de chuva, e o seu interior possui uma curva, o que dificulta a visão de quem está no final.
Além de retratar este local e a realidade da nossa região, também gostaríamos de poder contribuir com a melhoria e transformação dele. Temos realizado, no decorrer do processo, algumas intervenções artísticas dentro da Ponte, dessa maneira, temos dialogado com a população, além da tentativa de dar leveza aos dias de quem por ali passa.
(Você pode conferir algumas das outras intervenções que já realizamos no local, clicando nestes links: 1 , 2 , 3).
E neste último sábado, estivemos lá mais uma vez, levamos extensões e lâmpadas para dentro, pegamos um ponto de energia com um comerciante local, e a luz se fez. Não tinha como ficar a parte do que havia acontecido, todas as pessoas que por ali passavam, não só notavam, como mudavam seus semblantes, e comentavam sobre o que tinha acontecido. Alguns lamentavam, dizendo que logo retirariam dali, outros parabenizavam a ação, e alguns afirmavam que possivelmente aquelas luzes só estavam ali para serem vendidas. Como poderia ser diferente? A população teria direito de ter uma passagem com melhor qualidade? Só podia mesmo ser pra vender, né?
Não era, infelizmente, era só uma intervenção nossa, e que utilizamos para conversarmos com a população, a fim de coletarmos depoimentos e sugestões. Nós registramos essa conversa e intervenção, e resultará num vídeo, que encaminharemos para a atual prefeita, pedindo que ela dê atenção a este espaço, que é utilizado diariamente, por pessoas das mais diversas idades, com necessidades que o local não acomoda.
Em breve divulgaremos o vídeo por aqui, e também encaminharemos para a Renata, por enquanto, fiquem com as fotos.

[slideshow_deploy id=’18918′]

Essas ações fazem parte do projeto “Mitologias de uma Ponte Seca”, contemplado pelo ProAC, do Governo do Estado de São Paulo.
Para saber um pouco mais sobre o projeto, clique aqui.
Outras informações: 4488-8524