Poetinhas e poetões no Slam da Roça!
2 de maio de 2017Salve Salve Juventude!
Que cês tão tudo querendo saber como foi o último SLAM da ROÇA (né não?), no dia 29 de abril, num sábado frio, mas com corações quentes e pulsantes!
Pois dizemos: foi lindo!
O Poeta Homenageado da noite foi Daniel Minchoni, um cara que tá na estrada a miliduque, escrevendo, produzindo, diagramando, incentivando, elogiando, provocando, tumultuando, poetando… #procuresaber
Pois foi! EU TU IA, e quem foi, viu!
No tradicional microfone aberto, muitas ideias rolaram, além da homenagem. Distribuímos algumas poesias do barbudo que grita para que as pessoas-poetas- presentes, se assim desejassem, contribuíssem à homenagem, lendo seus poemas! E rolou!
Ela tem o rosto
da revolução
e isso basta.
Antes do SLAM da ROÇA, fizemos uma edição do menor slam do mundo!, idealizado e apresentado pelo mestre Minchoni, com poemas de até dez segundo!
Foi divertidíssimo e, a essa altura, ninguém mais lembrava do frio! Muitas mensagens potentes em menos de dez segundo revelaram “grandes poetas menores” da região! Oito participantes no total e quatro chegaram à final! Quemlevouquemlevouquemlevou?!?!?! O mestre dos magos, o ancião, mestre Yoda, aquele ajudou a colocar os dormentes na linha do trem de Franco da Rocha e que já escrevia poemas muito antes de todos nós: ANDRÉ ARRUDA!!!
E aí começou o SLAM da ROÇA! Com muito orgulho, satisfação, sorte e sei lá mais o que, podemos dizer que a DIVERSIDADE tem reinado por aqui!
A primeira poeta tinha oito anos. E detonou. Escorregou no escorregador da infância e foi pra segunda rodada! Depois Hell Cristin e sua serena sobriedade intrigante! Seguiram-se mais 6 poetas, alguns participando pela primeira vez de um SLAM, alguns lendo, alguns nervosos, outros mais à vontade, todo mundo ali, na pegada da poesia! Depois de muitas notas quebradas e um júri altamente especializado e exigente (acho que rolaram só uns oito 10 na noite toda!), chegaram à final os irmãos gêmeos Betto Souza e Rafael Rodrigues (que já haviam mandado muito bem também no menor slam), além do incansável paladino da poesia, André Arruda!
Mas não teve pra ninguém! A noite era dele, e as deusas musas da poesia quiseram promover esse encontro de ANDRÉ ARRUDA e DANIEL MINCHONI, um homenageado e o outro detentor de dois títulos na mesma noite!!! Além do título, Andrézão levou para casa também os prêmios, entre os quais, um mel de qualidade duvidosa!
Mas quem tava lá viu:
aguentou o frio e tá de prova.
todo mundo riu, competição uma ova.
no final do mês de abril
a POESIA sobressaiu
ela sempre nos renova
Noiz tamo na roça
e a colheita
é toda nossa!
[slideshow_deploy id=’18936′]
Mês que vem tem mais, hein!
Além da poeta homenageada, Elizandra Souza, VAMO FAZER UM ANO NESSA BAGAÇA!!!! (Reza a lenda que vai ter bolo e brigadeiro…)
Viva a diversidade!
De verdade!
Viva a palavra falada!
Texto: Beto Bellinati – Fotos: Meire Ramos
O SLAM da Roça é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, em 2017, esse evento e o Sarau CONPOEMA contam com recursos do ProAC Saraus.