Cores e encantos no CEU das Artes!

Cores e encantos no CEU das Artes!

17 de outubro de 2016 0 Por Mariana Moura

_mg_8280Em Francisco Morato, no bairro Jd. Vassouras, vemos um lindo céu, com a paisagem da nossa periferia, casas e morros que enfeitam nosso cenário, num bairro distante do centro da cidade, cheio de gente humilde e que anseia por uma vida digna, assim como nós, que queremos uma vida melhor e acreditamos que através da arte e da cultura, podemos transformar a realidade que vivemos, tão carregada de abandono e descaso. Juntamos nossas forças com a população e com parcerias pra colorir mais nosso quintal, que a cada ano parece mais bonito, mais esperançoso.

O CEU das artes de Francisco Morato é uma esperança pra cidade também, a proposta é que ele seja um espaço para toda a família aproveitar, o local conta com quadras, pista de skate e playground e também espaço para atendimento da assistência social, sala de leitura e um espaço teatral. E uma vez por mês, o espaço recebe uma tarde de atividades artísticas e de recreação para os moradores, que são promovidas pelo Grupo Gestor, que nós, da CONPOEMA, também fazemos parte, junto com a comunidade do bairro.

Todo terceiro sábado do mês, acontece o OcupaCEU das Artes, que agora tem o desafio de encher o espaço de oficinas e muitas outras atividades, para manter o CEU funcionando para a comunidade, com a potência que o espaço tem, sabemos que lá poderiam ter mais atividades, poderíamos fazer muito mais, mas caminhamos juntos e melhorando a cada mês.

E no sábado, aconteceu mais uma maravilhosa tarde, levamos brinquedos, livros e muitas brincadeiras para aproveitar o dia com a criançada, que se esbaldou com jogos da memória, pega varetas, pulando corda, brincando de escravos de jó e outras atividades lúdicas. Junto com essa atividade, o músico Marcio Salomão mandava um som para animar a galera e os skatistas também, que estavam ao lado e curtiram as músicas. Alguns integrantes do grupo gestor e da CONPOEMA também terminaram de pintar uma parede que desenhamos um mar no CEU, com peixinhos, estrelas do mar, baleia, submarino e um nadador, a pintura contou com a participação de algumas crianças, que engrandeceram a atividade. Também houve distribuição de livro, pelo projeto “Livro-livre”. Está pensando que acabou? Que nada, o final da tarde ainda nos reservava uma linda atividade, que está ampliando um projeto que já existe, o “CONPOEMA Recebe…”, que levará uma terceira apresentação artística para o CEU das Artes, durante as atividades do OcupaCEU. E sábado foi a primeira apresentação, do lindo Núcleo Educatho, que encantou as crianças com uma ótima contação de histórias, recheada de personagens engraçados, muita música, que re-significou o teatro do CEU com sorrisos e olhos brilhantes, a plateia vibrava e ria das histórias, que tinham o poder de nos transportar para um outro mundo, um mundo cheio de encantos, que tanto queremos em nossas vidas. Confira as fotos:

[slideshow_deploy id=’16335′]

As atividades do CEU continuarão acontecendo todo terceiro sábado do mês. Gostou do que foi feito? Quer dar mais ideias? Una-se ao grupo gestor, as reuniões acontecem todo primeiro sábado do mês, às 9h da manhã, lá no CEU, também é possível se comunicar com o grupo pelo Facebook. O próximo OcupaCEU acontecerá no dia 19 de novembro, a partir das 14h. Participe!