Brincança (ou Criançadeira!)
13 de outubro de 2015Criança é o que não falta em Franco da Rocha, e onde há criança, há espaço inventado para brincar. É assim desde sempre, e isso não se perde com a tecnologia.
No apartamento, a criança brinca, no quintal, a criança brinca, com cachorro a criança brinca, de esconde-esconde, de vídeo-game, de pular corda, de polícia e ladrão, de taco e pião. Na sala de aula, ou no quarto. É assim que é. Quanto mais espaço, mais brincadeira!
Essa semana a gente foi brincar em 2 bairros diferentes, com a continuação da circulação do espetáculo Conto de todas as Cores, por Franco da Rocha. E no domingo, dia 11, a gente conheceu um bairro, em que as crianças brincam na rua, assim, a gente também brincou na rua.
O legal, foi que a gente pode fechar a rua só pra gente, sem se preocupar com carros passando ou qualquer outro problema que nos atrapalhasse.
Lá no Parque Montreal a gente encontrou muita gente que nos ajudou a deixar tudo organizado, usamos o banheiro da escola, conseguimos água em uma casa para lavar as lonas onde a gente ia se sentar, teve quem emprestou os cones pra fechar a rua, e juntos fizemos de lá, um lugar ideal para a diversão. Farreamos a tarde toda, lemos histórias nos livros, pintamos, comemos pipoca e algodão-doce até a barriga encher, construímos brinquedos, brincamos de mãe-da-rua…
Vejam só as fotos!
[slideshow_deploy id=’9426′]
E ontem, em pleno dia das crianças, fomos até o Jd. Alice, e lá, vocês não imaginam, eles tem um campinho de futebol, que é maravilhoso!
Os meninos e meninas brincam à vontade, a tarde toda, embaixo do sol! Eles correm atrás dos cachorros, andam de bicicleta, e até escalam a parede, como num rapel. No final eles estão todos da cor da terra!
E adivinhem? Nós também brincamos lá, com blablades feitas por eles, com bolas, com pipas, livros, demos estrelinhas, e rimos muito! E não faltou pipoca, nem algodão-doce!
[slideshow_deploy id=’9375′]
Nos dois dias nós conhecemos crianças que compartilharam um pouco de suas vidas, seu bairro, suas brincadeiras e nós compartilhamos com eles um pouco de nós, e as levamos para viajar conosco por uma história que também saiu de um livro, do poeta Mário Quintana, mas que se materializou, e virou teatro.
Com eles e a menina Lili, fomos parar em uma cidadezinha com burrinhos pastando pela praça, passamos pela rua dos cataventos, entramos em uma caverna, e chegamos até os anéis de saturno, e no final, estávamos todos da cor da terra.
Esta circulação faz parte das ações pensadas pela Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha para contemplar sete bairros da cidade com atividades em comemoração ao mês das crianças.
A próxima parada será dia 18/10, no Jardim Bandeirantes. E ainda tem muita história pela frente!
Confira as datas e locais por aqui!