Dia 24 de junho às 17h – “Navio Negreiro” com a Cia de Teatro Educando com Arte

8 de junho de 2012 0 Por Gilberto Araujo
                      Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda                                 por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar,                     podem ser ensinadas a amar. (Nelson Mandela)

A Cia de Teatro Educando com Arte nasceu em 2006, em Itupeva, fruto do projeto de oficinas culturais desenvolvido pela prefeitura do município. Assim que acabou o curso, os jovens artistas decidiram que queriam continuar “teatrando” por aí e de lá pra cá, não pararam. São mais de 30 espetáculos produzidos e apresentados tanto em Itupeva como em outras cidades do estado de São Paulo. O grupo hoje, representa sua cidade na área teatral e exerce um papel importante na formação de público para o teatro.

“Navio Negreiro” é um dos espetáculos do grupo e foi montado em 2009, para ser apresentado na Semana da Consciência Negra, em toda rede escolar de Itupeva. Teve como fonte de pesquisa o poema de Castro Alves e a partir daí o texto e imagens de cena foram surgindo, aliados à pesquisa musical.

O espetáculo foi apresentado, teve boa repercussão e a Cia resolveu intensificar a pesquisa, fazendo uma analogia entre os horrores vividos nos navios negreiros e as situações, prisões e violências a que estamos sujeitos nos dias de hoje. Contemplado pelo ProAC nº 12/2011, o espetáculo atualmente circula pelas cidades atravessadas pela linha 7 – Rubi da CPTM e estará em Francisco Morato no dia 24/06 às 17h em frente ao CIC.

Sinopse
O que faz um homem subjugar outro homem? O poder pode abrir um portal onde os piores sentimentos de um ser humano é liberado? Talvez isso tenha acontecido com os marinheiros que ao desembarcarem na África encontraram pessoas tão diferentes e que, por desconhecerem a sua cultura pareciam inferiores e, esse súbito sentimento de poder fez com que o sequestro de um povo transpusesse os limites e acarretasse a diversão onde o mais forte subjuga o mais fraco, fazendo-o viver as piores humilhações que se pode imaginar. Atualmente, em maior ou menor grau, convivemos com esses acontecimentos e, de certa forma, eles fazem parte da nossa vida e pertencem à uma esfera nebulosa que coexiste num mundo paralelo. Estamos livres! Puro engano, estamos mergulhados nesse mar opressor e a qualquer momento podemos sofrer ou, quem sabe, causar sofrimento.

Ficha técnica
Texto: Adaptação de Priscila Modanesi para o poema de Castro Alves “O Navio Negreiro”. Bertolt Brecht e Nelson Mandela.
Direção e Sonoplastia: Priscila Modanesi.
Iluminação e Pesquisa em Dança Afro: Alexandre Carvalho
Direção Musical: Herberth Vital
Adereços e figurinos: Cia Teatro Educando com Arte
Elenco: Alexandre Carvalho, Bia Molognoni, Geam Marcello Campos, Herberth Vital, Jeferson dos Santos, João Robson Marques, José Yslan dos Santos, Leonardo Rodrigues, Lysandra dos Santos, Marcelo dos Santos, Nicolas Marchi, Rodrigo Moreno, Tábata Grisotto e Tatá Nascimento.
Indicação Etária: acima de 12 anos
Duração: 45 minutos

Saiba mais em: www.teatroitupeva.multiply.com