Dia 16 de junho às 20h – “Canibais vegetarianos devoram planta carnívora” com o Grupo Pandora de Teatro

8 de junho de 2012 0 Por Gilberto Araujo
                       O Grupo Pandora de Teatro começou a trabalhar com teatro em julho de 2004, a partir do                       “Projeto Teatro Vocacional”, um programa da Secretaria Municipal de Cultural de São                             Paulo e foi fundado pelos atores Filipe Dias, Lucas Vitorino, Rodolfo Luis Vetore e Valmir                   Santana, jovens do Bairro de Perus – SP. A primeira montagem do grupo foi o texto de Bertolt Brecht “O Senhor Puntilla e seu Criado Matti” (2004), depois veio a peça “A Igreja do Diabo” (2005), adaptação do conto homônimo de Machado de Assis. No ano de 2006, eles iniciaram o processo de montagem de “Tietê, Tietê”, de Alcides Nogueira que circulou e participou do projeto Vocacional Apresenta. Em 2007 montaram “Jesus-Homem”, de Plínio Marcos, que fez temporada no CEU Perus.

O grupo foi contemplado duas vezes pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI): em 2006 para circular com o espetáculo “A Igreja do Diabo” e em 2009, com o Projeto: “Em Busca de um Teatro Popular”, que resultou no espetáculo “A Revolta dos Perus”, primeira criação coletiva do grupo, que teve o apoio da “Cia. São Jorge de Variedades” e circulou por praças, parques, COHAB’s, CEU’s, sedes de grupos de teatro e polos culturais da Zona Norte e Oeste de São Paulo.

A partir de 2011, o grupo escolheu desenvolver um trabalho de criação em processo colaborativo para uma nova montagem, investigando o que torna o ser humano destrutivo ao planeta. Desse projeto, realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural – 2011, da Secretaria de Estado da Cultura, nasce o espetáculo: Canibais Vegetarianos Devoram Planta Carnívora, que estreou em fevereiro desse ano e estará em Morato no dia 16/06 às 20h no CIC Francisco Morato.

Sinopse
Desejo versus necessidade. Saciar a fome ou encantar o paladar? Consumir ou amar?
Personagens enfrentam a fome por uma vida melhor, enquanto sobrevivem com as migalhas de um sistema que aos poucos vai devorando-lhes os sonhos e a alma.
A partir de um paralelo com a lógica de produção capitalista, o espetáculo caminha de forma cômica e crítica sobre o questionamento de nossas necessidades & meio de vida.

Ficha Técnica
Direção: Lucas Vitorino
Dramaturgia: Paulo Vinícius
Elenco: Angélica Muller, Fagundes Emanuel, Lucia Machado, Meire Ramos e Rodolfo Vetore.
Produção: Thalita Duarte

Saiba mais em: www.grupopandora.blogspot.com.br