Ato em apoio aos Guarani-Kaiowá
14 de setembro de 2015Nós, da Associação Cultural CONPOEMA estamos tentando, de alguma forma, contribuir com a luta dos guarani-kaiowá do Mato Grosso do Sul, que estão sendo massacrados. Muitas lideranças já morreram, muitas crianças estão desaparecendo. E para fortalecer essa luta, mesmo estando longe, na QUINTA FEIRA AGORA, dia 17, a partir das 17h, nós também nos vestiremos de branco, como alguns coletivos e grupos espalhados pelo Brasil, vamos nos unir e tentar somar nessa luta.
Sairemos nas ruas de branco e às 18h em ponto, nos banharemos de sangue, parando o trânsito por alguns minutos, nós filmaremos a ação e divulgaremos nos meios de comunicação, para que consigamos fazer com que mais pessoas saibam desse massacre, que não está sendo televisionado. Por que será né?!
Agora no MS, o sangue dos indígenas guarani-kaiowá está sendo derramado na terra deles, que lhes é de direito, eles são os povos originários desse país. Eles são os donos dessas terras e estão sendo mortos, torturados e sequestrados. Até quando essas barbáries continuarão acontecendo? A mídia e os meios de comunicação corruptos querem deixar os indígenas cada vez mais invisíveis, só divulga matérias deturpadas e tentam apagar nossa ancestralidade. Mas estamos na LUTA pelos guaranis e por todas as etnias indígenas resistentes no Brasil.
A situação no MS é grave e piora a cada dia, chegou a hora de nos levantarmos das cadeiras e tentar ajudar de alguma forma, já que, infelizmente, não conseguimos estar presentes de perto nessa luta, lutemos aqui na nossa região.
Segundo o Teatro Imaginário Maracangalha, atuante no MS, há muitas crianças, muitos indígenas sem alimentos, roupas, água e que foram impedidos de fazer compras no comércio local, mas mesmo assim, os Guaranis não vão se retirar da área.
“Precisamos nos unir braço a braço, mão a mão e levantar a voz de nossos antepassados que foram friamente assassinados” (Marçal de Souza).
Todos nós temos sangue de indígena correndo por nossas veias, chegou a hora de lutarmos pelos direitos dos nossos irmãos, e embora o ato pareça pequeno, se todos se organizarem, alguma mudança positiva vai acontecer. Os guarani-kaiowá não estão sozinhos.
Se você estiver longe, também pode organizar a mesma ação na sua cidade, organize um grupo de pessoas e se banhem de sangue, como a gente, às 18h do dia 17/09, parando o trânsito e tentando impedir que mais sangue escorra desse povo no MS.
Pelo fim dos genocídios e etnocídios no Brasil!
Para mais informações sobre essa mobilização, acesse as páginas abaixo:
http://coletivoterravermelhams.wordpress.com
http://imaginariomaracangalha.blogspot.com
A hora é agora, até dia 17. Nossa concentração será na Casa de Cultura de Franco da Rocha, às 17h. Esperamos todos lá!
Aproveitem para pedir doações para os Kaiowá. O pessoal da Tekoa Pyau no Jaraguá está recolhendo as doações.