Introdução ao Teatro da Escuta
30 de abril de 2014
O Oxandolá [In] Festa desde sua primeira edição em 2010, traz sempre em sua programação oficinas, workshops, palestras, (de)bate-papos, voltados à formação e essa sempre foi uma preocupação nossa, pois sabemos a carência de ações como essas em nossa região e o quanto elas são importantes na
formação de nossos jovens (e na nossa mesmo, sobretudo enquanto artistas) e na construção de um pensamento artístico e crítico, propondo sempre uma troca, ampliando nossos olhares, nossas referências.
Pois bem, e este ano não será diferente, teremos a oficina
Da esquerda pra direita: Andrea Amorim, Seu Tião (Queixada), e Moisés Mato. |
“Introdução ao Teatro da Escuta, com Moisés Mato” mais um fruto da parceria Teatro Girandolá com o criador do Teatro da Escuta, da Espanha.
A oficina nos permitirá ter uma abordagem teórica e vivencial ao sistema de teatro que tem gerado múltiplas experiências e realidades na última década. O Teatro da Escuta surge na Espanha,
há 20 anos, com o objetivo de desenvolver uma metodologia
que permita relacionar diretamente uma prática artística com a necessidade de interpretar e transformar a realidade, para isso recolhe algumas das contribuições mais importantes do teatro político, teatro do oprimido, teatro comunitário, teatro social e de intervenção do século XX e os sistematiza novamente, adaptando-os à realidade atual. De modo que uma das inquietações fundamentais do Teatro da Escuta, desde suas origens é aliar dramatização e educação. “Entendemos por educar o colaborar com a formação de pessoas livres e responsáveis. Não acreditamos que possa haver uma responsabilidade real que não seja livre, nem uma liberdade que possa ser considerada como tal se não é alicerçada na responsabilidade”.
Moisés Mato López (1966, Basilea Suiza) Diretor e pedagogo teatral. É criador do Teatro da Escuta e diretor da sala Metáforas em Madri. Incentivou a criação de diversos grupos teatrais nos últimos 20 anos (Zeroalaizquierda, Colibrí teatro, Dignitas, Femenino plural…) e dirigiu mais de cinquentas montagens teatrais. É autor de vários livros, dentre eles, se destacam: El baúl mágico (Ed. Ñaque), Metáforas de lo invisible que nos mata (Ed. Arte Acción) Cuentos para abrazar el mundo (Los libros del espantapájaros) e Provocar la esperanza ( Arte Acción). Ministra cursos de teatro, criatividade, ação não violenta, pedagogia e escreve artigos para diversos veículos de comunicação impressos e virtuais. É membro fundador de diversas plataformas sociais como A Desalambrar ou Plataforma não violenta e ação solidária. É membro do coletivo de artistas visuais El Grito, onde realizou 4 exposição e várias publicações coletivas. Integra pedagogia, teatro e ação social impulsionando festivais e grupos de trabalho de diversas partes do mundo.
Coordenado por Moisés Mato
De 12 a 16 de maio, das 8 às 12h
No Espaço Girandolá
INSCRIÇÕES ATÉ 05 DE MAIO
Número de vagas: 10