E vem aí a 6ª edição do festival de artes integradas Oxandolá [In] Festa

E vem aí a 6ª edição do festival de artes integradas Oxandolá [In] Festa

2 de fevereiro de 2015 0 Por Mariana Moura

O ano mal começou e nós aqui, do Teatro Girandolá e da Ôxe! Produtora Comunitária já estamos à todo vapor, cuidando dos preparativos para a realização de mais uma edição do nosso Oxandolá [In] Festa, festival de artes integradas que nasceu em 2010, para comemorar o aniversário das 2 iniciativas que o idealizaram e o realizam. Nesse ano de 2015 o Teatro Girandolá completa 8 anos e a Ôxe! Produtora Comunitária 6 anos; e a história dessas 2 iniciativas é tão próxima, mas tão próxima, que o namoro que começou por causa do festival, lá em 2009, já virou um casamento que vem se solidificando há exatos 3 anos, quando juntos, criaram a Associação Cultural ConPoeMa no ano de 2012. Associação que hoje também participa da realização desse festival.
Pois bem, o Oxandolá [In] Festa 2015 acontecerá de 16 de maio a 13 de junho, nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, numa intensa programação que reunirá as linguagens de arte graffite, teatro, dança, música e literatura.
A seleção dos artistas e espetáculos que farão essa grande festa acontecer, será mais uma vez, através de um edital de chamamento público para cadastramento de artistas e grupos, que ficará aberto de 18 de fevereiro a 20 de março. A novidade desse ano é que vamos disponibilizar esse cadastramento também na forma virtual. É isso mesmo, nesse ano os artistas e grupos poerão optar se enviarão suas propostas para cadastro pelos Correios ou pela internet. A inscrição virtual estará disponível no site do Teatro Girandolá a partir de 18/02. Mas, os artistas interessados em participar do Oxandolá [In] Festa 2015, já podem começar a se preparar. Para isso, já encontram-se disponíveis os editais para as áreas de arte graffite, dança, música e teatro, que você pode baixar aqui. A área de literatura será representada através do 5º Concurso de Poesias “Professor Aparecido Roberto Tonellotti”, acesse o edital aqui.
Pensa que os preparativos param por aí? Imagina… Claro que não!!! Nos dias 28/02, em Francisco Morato e 01/03, em Franco da Rocha, das 9 às 18h, será disponibilizada uma oficina de produção e elaboração de projetos culturais, aos artistas, produtores e interessados em geral, como forma de orientar e incentivar a inscrição em nosso festival e também nos editais públicos de apoio às artes, especialmente, no ProAC editais, programa responsável pelo financiamento de mais uma edição do Oxandolá [In] Festa. A oficina será ministrada pela produtora e artista Cassiane Tomilhero.
As inscrições para as oficinas de produção e elaboração de projetos culturais, já podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, através do telefone 4488-8524 ou pessoalmente no Espaço Girandolá (Av. São Paulo, 965, vila Suíça, Francisco Morato, SP). Corra, são só 30 vagas para cada dia. As oficinas serão oferecidas gratuitamente para os participantes.
Sinopse da oficina: Esta oficina tem como objetivo instrumentalizar artistas e produtores culturais para proposição de projetos para editais de financiamento direto. Serão abordados questões como: tipos e modelos de editais disponíveis, formas de organização jurídica para inscrição, conceitos sobre a elaboração, formatação e gestão de projetos culturais.
Um pouco sobre a Cassiane: Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Artes pela UNICAMP. Atualmente ministra cursos de produção cultural e é integrante do Movimento Levante Cultura em Campinas e do Fórum do Interior, Litoral e Grande São Paulo, onde desenvolve projetos e debates sobre políticas públicas de cultura. Desde 2010 integra a equipe de produção da Boa Companhia, onde coordena a produção de diversos projetos de montagem e circulação de espetáculos teatrais.
Como produtora trabalhou nos projeto Doutor Palhaço (SESC Londrina), projeto “Caminhos da Cultura – Circuito TUSP de Teatro” da Universidade de São Paulo (USP), entre outros. Entre 2009 e 2014, trabalhou na produção de diversos projetos, entre eles Grupo Peleja – Espetáculo Gaiola de Moscas (Viagem Teatral SESI-Paulista 2009); Grupo das Excaravelhas – Procura-se Elenita Queiroz II (Proac Dança), Cia Tugudum – Dr Plástico (Proac ICMS 2012) e em 2014 coordenou a produção do projeto VII Encontro de Choro da Unicamp – Proac 2014.
O Festival Oxandolá [In] Festa é uma realização da Associação Cultural ConPoeMa, através de seus núcleos Teatro Girandolá e Ôxe! Produtora Comunitária, foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro, Prefeitura de Franco da Rocha e Prefeitura de Francisco Morato.