Encontro de dança em Franco da Rocha

Encontro de dança em Franco da Rocha

30 de abril de 2015 0 Por Gilberto Araujo
“Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nenhuma vez!” (Friedrich Nietzsche)

 

Pelo segundo ano consecutivo, será realizado, dentro do festival Oxandolá [In]Festa, um encontro de dança no Centro Cultural de Franco da Rocha. A ideia de realizar esse encontro surgiu da percepção, do quanto a dança se faz presente no dia-a-dia e também no desenvolvimento dos jovens de nossa região. Muitos são os grupos, formados principalmente por jovens, que atuam e resistem, dançando, nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, onde o a Associação Cultural CONPOEMA atua desde 2007.
Um dia, em meados do ano de 2013, aprendemos com uma liderança indígena que o povo Guarani está no mundo para dançar, cantar e ser feliz e que só por esse motivo, Nhanderu (Deus) ainda não acabou com tudo o que existe. Esse ensinamento nos marcou e desde então, faz parte de uma infinidade de outros ensinamentos que temos colhido e colecionado ao longo dessa estrada que trilhamos. Esse ensinamento veio reforçar em nós a certeza de que cantar, dançar, pintar, escrever, atuar, poetizar, enfim, fazer Arte, é a nossa maneira de resistir, de contribuir para suavizar nossa existência e também transformar a realidade que nos cerca. E se tanta gente dança ao nosso lado, porque não abrir dentro da programação do nosso festival um espaço onde dançarinos e público possam se encontrar e com isso, compartilhar sonhos e alegrias?

A edição de 2015 do encontro de dança proporcionará ao público o contato com linguagens bastante distintas: a dança contemporânea, a dança indiana e a dança de rua.

A modalidade de dança contemporânea será representada através das coreografias criadas pelos grupos: Fatos, de Francisco Morato, Rumos Cia Experimental de Dança, também de Francisco Morato, Gustavo Infante, Letícia Rodrigues e Raquel Pereira, de Campinas. A dança indiana e seus movimentos seculares, nos serão apresentados pelo Grupo Mandir, vindo diretamente de Belo Horizonte-MG. E pra compor essa mistura cultural, com um toque pra lá de irreverente, os garotos paulistanos, da Cia Street Son nos trazem a dança de rua, coreografada a partir dos acordes da música clássica e instrumental.

Tanta variedade junta, só pode dar coisa boa, não é? Tudo junto e de graça, numa noite que promete. Participe!!!

Quando? 12 de junho, sexta-feira

Que horas? 20h

Onde? No Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Av. Sete de Setembro, s/nº, Centro, Franco da Rocha/SP