Oxandolá [In]Festa abre as portas com “Juquery: memórias de quase vidas”!!!

Oxandolá [In]Festa abre as portas com “Juquery: memórias de quase vidas”!!!

30 de abril de 2015 0 Por Mariana Moura

Nós, do Teatro Girandolá temos o prazer de apresentar nosso mais recente espetáculo “Juquery: memórias de quase vidas”, na programação do festival Oxandolá [In]Festa; trabalho que nos marcou imensamente e esperamos que marque também a história da nossa região, que cresceu em torno desse Complexo Hospitalar. Essa montagem é fruto da pesquisa que realizamos dentro da instituição durante dois anos, fruto de nossos anseios como moradores dessa região formada pelo Juquery, resultado também de mais um processo que escolhemos fazer, porque há oito anos nos juntamos, nos abrimos, nos esforçamos juntos e mais um sonho saiu do papel e foi pro palco.
Nosso grupo se formou em 2007, com o desejo de se consolidar como um grupo de estudos na linguagem teatral, nos juntamos e estreamos em 2008 nosso primeiro espetáculo “Conto de Todas as Cores”, fruto de uma pesquisa sobre o universo da infância, através do livro de Mario Quintana: Lili, inventa o mundo. Depois, realizamos uma nova pesquisa, que se baseou no universo do feminino e das pombagiras, que resultou no espetáculo “Aruê”, voltado ao público adulto. Nosso terceiro espetáculo surgiu em 2012, o “Ara Pyau- Liturgia para o povo invisível”, resultado da nossa convivência com a comunidade Guarani Mbya das aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, situadas no Bairro do Jaraguá, em São Paulo.
Agora você terá a oportunidade de ver nosso quarto espetáculo, onde mergulharemos juntos na história da nossa região. E pra quem já viu, o espetáculo mudou e tem novidades!
Sinopse: Personagens e histórias esquecidas atrás dos muros do Hospital Psiquiátrico do Juquery (que há mais de 100 anos separa a loucura considerada doentia, da loucura cotidiana e aceitável pela sociedade), se contrapõem a tantas outras histórias que estão todos os dias diante dos nossos olhos, e que talvez acostumados a elas, já nos passam despercebidas.
Para saber mais sobre o grupo e o espetáculo: http://www.teatrogirandola.com.br/
Quando? 16 de maio, sábado
Que horas? 20h
Onde? No Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Avenida Sete Setembro, s/n
Centro – Franco da Rocha/SP
O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos e os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência no local da apresentação. Se você ainda não viu, corre!