Ato em defesa dos direitos indígenas – 02.out. no vão livre o MASP

Ato em defesa dos direitos indígenas – 02.out. no vão livre o MASP

1 de outubro de 2013 0 Por Gilberto Araujo

 

Ato Indígena convocado pela Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), ocorrerá no dia 2 de outubro, a partir das 17hrs, saindo do Vão Livre do MASP. Junte-se em defesa dos direitos indígenas, contra o ataque dos ruralistas!

Para apoiar, contato pelo inbox ou via comissao@yvyrupa.org.br
CONVOCATÓRIA
A Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), organização que congrega as diversas aldeias do povo guarani localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, anuncia sua adesão e apoio à semana de MOBILIZAÇÃO NACIONAL INDÍGENA convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro de 2013.
A pauta da Mobilização Nacional Indígena é a defesa da Constituição Federal, que completa 25 anos em outubro, e o repúdio ao ataque aos direitos indígenas em marcha no Congresso Nacional.
A mesma bancada ruralista que no ano passado destruiu o Código Florestal e que domina o Congresso Nacional tenta agora fazer passar várias medidas legislativas para impedir a demarcação de terras e trazer sofrimento aos nossos povos indígenas. Nós Guarani não temos terras para criar nossos filhos, vivemos em espaços minúsculos, em beiras de estrada, em áreas de conflito, lutando pelos nossos direitos.
A PEC 215, que tenta passar para o Congresso a prerrogativa de homologar todas as Terras Indígenas, tanto as demarcadas como as ainda não demarcadas, é uma afronta à dignidade humana, pois sabemos que o Congresso é dominado por fazendeiros que não se preocupam com nossos direitos e paralisarão todos os processos. Também há o PLP 227, que visa permitir a colonização das terras indígenas, legalizando a grilagem, permitindo a instalação de todo o tipo de empreendimentos sobre nossas terras, e descaracterizando nossos direitos. Há um bombardeio de projetos de lei e propostas de emenda constitucional que ferem nossos direitos, e que só atendem ao interesse dos ruralistas, dos mineradores e daqueles que se enriquecem no Brasil à custa do sofrimento da maioria.
Não aguentamos mais esse Estado colonizador e oligárquico!
Por isso, anunciamos que REALIZAREMOS NO DIA 2 DE OUTUBRO UM ATO NO VÃO LIVRE DO MASP, com várias comunidades guarani de aldeias localizadas na Grande São Paulo e no litoral como parte das ações da Mobilização Nacional convocada pela APIB.
Convocamos a todos os paulistanos, aos movimentos sociais e àqueles que defendem a preservação do meio-ambiente para as futuras gerações para se juntarem a nós nesse ato.
Aguyjevete pave!
Obrigado a todos!
Contamos com vocês!
Mais informações sobre a mobilização nacional no Blog da APIB
Curta a página da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY no Facebook para saber mais notícias.