Conferência Municipal de Cultura em Franco da Rocha e Francisco Morato
14 de agosto de 2013No último final de semana rolou em nossa região duas Conferências Municipais de Cultura: no dia 9, em Franco e nos dias 10 e 11, em Morato. E como não poderia deixar de ser, nós, do Informativo Ôxe!, nos fizemos presentes nas duas, pra discutir, refletir, propor, planejar e escutar…
Apesar da baixa adesão por parte dos realizadores culturais, nas duas cidades, o diálogo que se estabeleceu, tanto em Franco como em Morato, foi de alto nível e saímos dessas conferências, pra lá de animados.
As conferências municipais fazem parte do calendário da conferência nacional, que acontecerá em novembro, em Brasília e que já está em sua 3ª edição, trazendo uma série de discussões e metas, que aos poucos vem se transformando em ações que vão garantir um de nossos direitos fundamentais, o direito à cultura, através da implantação do SNC (Sistema Nacional de Cultura), uma espécie de SUS da cultura. A ideia principal do SNC é garantir uma melhor distribuição de recursos na área cultural pelo Brasil inteiro, e para que essa implantação aconteça da melhor forma possível, o governo federal está convocando os estados e municípios, assim como toda a população brasileira para uma ampla discussão, que teve início lá em 2006, e que ano a ano vem avançando, em metas que vão sendo superadas e renovadas.
O SNC e todas as propostas do plano nacional de cultura surgiram de conferências, fóruns (virtuais e presenciais), consultas e demandas que foram discutidas e pensadas numa parceria entre poder público e sociedade civil. E o que pudemos confirmar, mais uma vez, participando e acompanhando as conferências de Franco e de Morato, é que a participação popular pode ser a única esperança para o nosso país… A única esperança de mudar a forma como se pensa e faz política em nossas cidades… A única forma do povo perceber que ele é mais importante que o estado, que ele é maior e muito mais importante que qualquer governo…
Confere aí embaixo um pouquinho do que foi a Conferência de Franco:
E também a de Morato:
.