Girandolá pelo mundo à fora
7 de outubro de 2013Depois de circularem por diversas cidades do interior do Estado e bairros da capital Paulista com seus três espetáculos, irem até à Espanha ministrar uma oficina de socialização do processo do espetáculo “Ara Pyau”, agora o Girandolá vai até Bogotá, na Colômbia.
O espetáculo Conto de Todas as Cores, que já está na estrada há 5 anos, foi selecionado para participar do 7° Encuentro Mundial de Teatro y Danza Infantil y Juvenil (EMTIJ) e o Teatro Girandolá participará também do 4° Foro Mundial de Especialistas en Dramaturgia Infantil, compartilhando dessa vez, sua pesquisa em teatro para infância, em uma palestra, que será realizada pela Fabia Pierangeli, diretora do espetáculo.
O EMTIJ foi criado em 2006 e tem como princípios fundamentais incentivar, promover e difundir a arte do teatro e da dança para crianças e adolescentes, a fim de trazer as crianças para a expressão das artes do espetáculo; construir processos e pensamento pedagógico e cultural em torno desse teatro e sua relação com a educação; valorizar as criações artísticas das crianças e dos jovens; criar uma rede internacional de escolas, instituições ou organizações envolvidas em Artes Cênicas para Crianças e Adolescentes.
O Teatro Girandolá nasceu um ano depois, em 2007, justamente afim de estudar o teatro para a infância, pois percebiam que muitas vezes esse trabalho era tratado como menor, como um teatro feito de qualquer maneira. O grupo estava preocupado em se comunicar com os pequenos de maneira lúdica e verdadeira, e foi através do universo infantil vivenciado e re-significado pelos próprios atores, da cultura popular brasileira ao lado da poesia de Mário Quintana que alicerçaram o espetáculo.
Ainda hoje o Teatro Girandolá mantém a Oficina Rodopiar – A casa aberta para brincar como um espaço para estar em contato com as crianças, brincar com elas, contar histórias, estimulá-las e serem estimulados por elas, observar suas descobertas e poder transformar todas as vivências com elas em poesia encenada.
Participar do Festival podendo estar em contato com fazedores de arte e pensadores da cultura infantil, trocando ideias com coletivos do mundo inteiro vai enriquecer enormemente a pesquisa do grupo.
O festival acontecerá de 18 à 26 de outubro em Bogotá, na Colômbia e contará com representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México e o Girandolá como representante do Brasil.
Que essa e outras redes possíveis se fortaleçam sempre!