O Ara Pyau em Morato
28 de abril de 2014O frio bateu forte neste último sábado, dia 26/04, mas não impediu que os moratenses saíssem de suas casas para curtirem uma noite cultural.
Na praça Pompilho Bessa, em frente ao CIC – Morato, às 19h, acontecia a apresentação do espetáculo teatral “Ara Pyau”, do Teatro Girandolá, a céu aberto.
Grande parte das cadeiras foram ocupadas pelos alunos da escola P.P.A. (Pedro Paulo Aguia), que logo de cara foram pegos pela surpresa das falas da língua diferente, dos sons dos instrumentos, do petynguá que cachimbava toda a cena, dos atores que dançavam e convidavam a todos para seu ritual e da terra que impregnava todo o espaço. E não desgrudaram mais os olhos da peça. Se deixaram levar pelo desconhecido, e se conheceram um pouco mais. Conheceram um pouco da história do nosso Brasil,d a resistência dos povos indígenas, e a atual situação dos Guarani Mbya que vivem tão perto de nós, nas aldeias do Jaraguá, mas que parecem sempre tão distantes, e invisíveis.
Acreditamos que esta apresentação tenha sido muito significativa para esses meninos, que puderam também se reconhecer em outros garotos da cidade, que saíram espontaneamente para ver teatro. Assim como foi para o grupo, e para nós que estávamos lá e participamos de um bate-papo profundo, de gente que estava mesmo com vontade de conversar e entender o mundo em que vive.
As apresentações do Ara Pyau sempre suscitam discussões interessantes acerca da política, filosofia, e cultura.
Acompanhem o Teatro Girandolá pelo facebook https://www.facebook.com/teatrogirandola, ou pelo site do grupo www.teatrogirandola.com.br, e fique de olho na agenda!