Mais um domingo de discussões no Fórum Permanente de Cultura!
30 de abril de 2014Domingo, dia 27 de abril, aconteceu mais um encontro do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery, espaço para discussão de políticas públicas para as artes, que nasceu no final do ano passado, depois da II Conferência Municipal de Cultura de Francisco Morato. Essas discussões têm foco nas cidades da região, que são: Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar.
Os trabalhadores da cultura que comparecem nos encontros, explanam todas as necessidades e particularidades de cada cidade, e dessa maneira geramos um diálogo intermunicipal, onde todos que vivem nessas regiões podem participar das decisões relacionadas à área cultural, e dessa maneira, criar efetivamente uma relação entre sociedade civil e poder público. Neste dia 27/04, estiveram presentes artistas e entidades representando ao menos 4 das 5 cidades.
Confira abaixo as imagens de mais um encontro:
E no dia 23/05, às 20h no CIC Francisco Morato, acontecerá o Fórum Livre de Cultura, dentro da programação da 5ª edição do festival de artes Oxandolá [In] Festa, serão convidados representantes do poder público para discutir junto com a população os rumos culturais dessas cidades, e o Fórum Permanente de Cultura estará lá.
Enquanto as reuniões presenciais não chegam, o trabalho continua de forma virtual, via grupo do facebook, o mapeamento de artistas e coletivos culturais que atuam na região também continua. Você que atua em artes plásticas, artesanato, cinema e vídeo, literatura, dança, memória e história, música, produção cultural, fotografia e teatro, pode entrar no blog do fórum aqui e realizar seu cadastro. Nessas ações (que parecem pequenas), vamos nos fortalecendo e criando uma rede de diálogos culturais, para melhorar a forma de trabalhar com arte e cultura na nossa região. Juntos somos mais fortes!!!
Vamos somar. O Fórum Permanente de Cultura é uma iniciativa importante para a região. A Produtora tem um trabalho de nível e os articuladores estão se empenhando para dar o melhor de si. Toda apoio e força ao trabalho conjunto.
São Paulo, 22 de fevereiro de 2014.
Às(Aos)
Colaboradoras(es) da publicação sobre o bairro de Perus
Prezadas(os),
Alguns de nós, professores-pesquisadores que fizemos de Perus objeto de pesquisa, elaboramos um roteiro para produção de um livro que pretende reunir os escritos acadêmicos que refletem sobre aquele bairro, a partir de diversos enfoques. O nosso objetivo é elaborar uma publicação que divulgue o nosso trabalho, ao tempo em que contribui para fornecer subsídios sobre o bairro para aqueles que continuam a falar e pesquisar sobre Perus, em especial os trabalhadores em educação. Por isso, convidamos-lhe para uma parceria nesse desafio.
Os organizadores buscam evitar o formato de coletânea de artigos científicos e propõem a escrita de um livro com uma narrativa sincronizada, realizada por múltiplas mentes e mãos. Maiores detalhes sobre a característica da publicação se encontram no roteiro que segue em anexo a esta correspondência.
Tendo conhecimento da produção acadêmica que tem Perus como objeto, nos antecipamos em sugerir um tema para ser explanado por vocês, condicionado pelos parâmetros propostos pelos organizadores e que se insere dentro do roteiro previsto da narrativa, conforme roteiro em seqüência.
Estaremos abertos para analisar sugestão de abordagem alternativa a essa proposta, bastando que vocês especifiquem o roteiro previsto.
Caso vocês concordem em fazer parte da publicação, por favor, enviem-nos o tema (se possível com um roteiro) em mais breve tempo possível. A previsão para entrega do artigo para análise dos organizadores é o mês agosto próximo, tendo em vista a previsão de publicação no primeiro semestre do próximo ano.
Aguardamos a sua breve resposta.
Receba as nossas saudações,
Marcelo Chaves, Mª Helena Bertolini, Márcio Bezerra, Mª Nizete Azevedo, Adilson Gonçalves.
Organizadores