Fórum Permanente de Cultura em Mairiporã
8 de junho de 2014O Fórum de Cultura da Bacia do Juquery, nascido na conferência municipal de cultura de Francisco Morato, já vai pro seu 10º mês de existência, resistência, e se consolida como um fórum permanente, primeira das finalidades a que se propôs.
As reuniões presenciais tem acontecido mensalmente, e desde abril, o fórum passa a ser, na prática, itinerante, levando as discussões sobre políticas públicas para a cultura, para cada uma das cidades que o compõem. Depois de passar por Francisco Morato, e Caieiras, o fórum estará pela primeira vez na cidade originária de toda a região, Mairiporã.
Nas reuniões anteriores, estiveram presentes a sociedade civil, organizações sociais, e o poder público de 4, das 5 cidades (Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato) da Bacia do Juquery, faltando ainda integrar a cidade de Cajamar, neste diálogo intermunicipal.
Nestes encontros os trabalhadores da cultura, explanam todas as necessidades e particularidades de cada cidade, os dirigentes culturais expõem as dificuldades que encontraram na gestão e as soluções que vêem encontrando para botar em práticas os seus projetos, e desta maneira juntos vamos construindo um pensamento comum, e propondo estratégias de implantação das políticas públicas. O Fórum colocou como metas a serem alcançadas, inicialmente, a implantação do Sistema Municipal de Cultura (conselho, plano e fundo) nas cidades que o compõem, integrando-as no Sistema Nacional de Cultura, além da construção de uma agenda cultural intermunicipal coletiva. E o principal objetivo neste momento, é que no próximo encontro ainda possam estar presentes todos os representantes do Poder Público, para que o dialogo permaneça e as demais discussões não se percam, para que possamos sempre avançar nos trabalhos.
O próximo encontro será no sábado, dia 28 de junho, às 14h, no Centro Educacional de Mairiporã – Sala de Formação – Avenida Tabelião Passarella, 850, no Centro.
Mobilize seus amigos, companheiros de trabalho, e populaão em geral para comparecer neste importante encontro, se faça responsável pela transformação do pensamento e consequentemente transformação social desta região.
Acesse o blog do fórum para conhecer o mapeameno dos atistas e coletivos culturais locais, se cadastre e compartilhe esta informação. Participe também do grupo do facebook, e continue conosco as discussões virtualmente!
Esperamos por vocês!