A 4ª edição do concurso de Poesias “PROFESSOR APARECIDO ROBERTO TONELLOTTI” veio consolidar e coroar este projeto, desenvolvido de maneira independente pela Ôxe! Produtora Comunitária, desde 2009. No último sábado, dia 7 de junho, aconteceu a premiação dos ganhadores do concurso, no Sarau ConPoeMa, dentro da programação do festival de artes integradas Oxandolá [In] Festa 2014.
Neste ano foram 114 inscrições, 25 na categoria infantil, 51 na categoria juvenil e 38 na categoria adulto, números que crescem ano a ano, provando o interesse e demanda da população brasileira pela arte e cultura, literatura, e mais especificamente, neste caso, pela poesia.
O concurso obteve representatividade de todas as regiões do Brasil, e mais uma vez, inscrições vindas do exterior. Do Brasil, vieram inscrições dos estados do Pará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e recebeu-se também uma vinda do Japão.
Os ganhadores, também se espalharam por diversas regiões: Descalvado/SP, Francisco Morato/SP, Jaguarari /BA, Cabo Frio/ RJ, Franco da Rocha/SP, Guarapari – ES, São Paulo/SP, Americana/SP e Santa Maria/ RS, e por isso, poucos puderam estar presente no momento da entrega do prêmio, e participar da festa regada à boa música, contacão de histórias, e claro, muita declamação de poesias. Mas em breve, todos os vencedores receberão o prêmio no aconchego dos seus lares.
Os 1ºs, 2ºs e 3ºs colocados de cada categoria, receberão uma obra de arte, um quadro feito pelo artista plástico Fábio Campanhola, da cidade de Franco da Rocha, parceiro do concurso desde a primeira edição. Já as menções honrosas, receberão um certificado de participação.
Um concurso que a princípio nasceu para fortalecer e mapear a produção poética da cidade de Francisco Morato e região, passa a poder ser um instrumento de mapeamento da produção poética do Brasil. Além de estimular esta produção, também estimula a apreciação, por meio da promoção do Sarau e publicação das poesias no blog e informativo Ôxe!, além de colaborar para a criação de novos referenciais e autonomia, onde dois dos participantes do concurso em anos anteriores, já passaram a compor a mesa de jurados, conhecendo e auxiliando no processo de seleção junto dos fundadores e organizadores do projeto.
Agradecemos a participação de todos os envolvidos, em especial aos incentivadores, pais e professores, que nos auxiliam nesta empreitada de fomento a poesia, e parabenizamos a todos os inscritos e ganhadores!
Ano que vem tem mais! Já adiantamos que teremos novidades nas categorias!
Fiquem atentos ao período de inscrição aqui no
blog e participem!
Fiquem abaixo com os ganhadores do 4º Concurso de Poesias “PROFESSOR APARECIDO ROBERTO TONELLOTTI:
Vinícius Mazola – Descalvado/SP
1º lugar – Infantil
“A vida no sertão”
Pedro Henrique Gurgel da Silva – Descalvado/SP
2º lugar – Infantil
“Oh, minha cidade”
Murilo Tognette – Descalvado/SP
3º lugar – Infantil
“Pureza no coração”
Ulisses dos Santos Paula – Francisco Morato/SP
Menção Honrosa
“Minha escola”
Igor Luis Portes – Descalvado/SP
Menção Honrosa
“Essa é a minha terra”
Arthur Melo Christino de Almeida – Jaguarari /BA
Menção Honrosa
“Borboletas da estrada”
Miguel Lima da Silva – Cabo Frio/ RJ
1º lugar – Infanto-juvenil
“À mulher do perfume”
Julia Abreu da Silva – Cabo Frio/RJ
2º lugar – Infanto-juvenil
“Fera”
Joyce Milena de Oliveira – Francisco Morato/SP
3º lugar – Infanto-juvenil
“Aquele Homem”
Anderson Barbosa Santos – Franco da Rocha/SP
Menção Honrosa
“Faça sua História”
Juliana da Silva – São Paulo/SP
Menção Honrosa
“A falta da minha mãe”
Gabriel Alves da Silva – Franco da Rocha/SP
Menção Honrosa
“A volta por cima”
André Luis Soares – Guarapari/ES
1º lugar – Adulto
“Círculo vicioso”
Marcia Souza de Matos R. de Carvalho – São Paulo/SP
2º lugar – Adulto
“Iniciados”
Geraldo Trombin – Americana/SP
3º lugar – Adulto
“Meio a Meio”
Aloísio Ferreira de Araújo – SãoPaulo/SP
Menção Honrosa
“Veredas da Libertação”
Selma Nanci Feltrin – Santa Maria/ RS
Menção Honrosa
“Alma Clandestina”
Dejanira Lira – Franco da Rocha/SP
Menção Honrosa
“O mundo como ideia e utopia”
Confiram as poesias vencedoras abaixo!!!
Olá André, tudo bem? Desculpe a demora na resposta!
Você já recebeu seu prêmio em casa? Mandamos a obra de premiação e um certificado. Um abraço!
Meu email é:
direitos.autorais2006@gmail.com
Boa tarde. Sou o vencedor da categoria adulta. Como faço para receber meu prêmio? E tem certificado também para os 3 primeiros? Um abraço!
Obrigado, Miguel!
Olá Adriana, tudo bem? Esclarecendo a sua pergunta:
Todo ano, fazemos uma homenagem para um poeta ou uma data de comemoração importante do ano, no ano passado, por exemplo, comemoramos a década do afrodescendente.
Mas essas homenagens não são critérios para a escolha dos textos, a comissão julgadora tem liberdade para escolher as poesias.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato.
Obrigada e um forte abraço.
Será que não entendi?!… pela leitura do edital, achei que a temática era homenagear o Dorival e que a adequação à temática nortearia as escolhas! Mas, não foi bem assim, né?!
Ôxe! Que maravilha! 🙂