Sarau CONPOEMA – Um ponto de luz brilhando na Margem
20 de julho de 2018No último sábado, 14 de julho, realizamos mais uma Edição do Sarau CONPOEMA e a poesia foi celebrada, foi um ponto de luz brilhando na margem. E como isso é necessário! Como esse espaço de fala, de livre expressão tem se tornado para muitas pessoas que o frequentam a cada mês, um importante momento de comunhão, de trocas, de se ouvir, de se perceber com voz em toda sua potência. As crianças se fazem presentes há muito tempo, e vão lá na frente e leem para todos, talvez não tenham ainda a dimensão de tudo o que está acontecendo ali, do que representa esse ato e silenciosamente, a despeito de tudo, a poesia germina e cresce com elas. É lindo ver isso. Que venham mais gente linda e inteligente, como diz Sérgio Vaz, engrossar o caldo, o sarau é nosso e assim, a poesia vai se dando em nós.
Nesta edição, como não podia ser diferente, tivemos o Zine – Poesias do Fronte: a cidade armada em versos, que vem sendo feito à muitas vozes, as mãos que produzem o material impresso, continua sendo a minha Gilberto Araújo, mas diferente de antes que o zine levava as poesias de um único poeta, agora ele recebe textos de diversos autores em uma única edição. No mês de julho, foi celebrado poemas inspirados no poema de Rafael Rodrigues:
Na lata de breja que você beija
ele acende uma pedra
o que você mais deseja
Depois que o Rafael escreveu, seu irmão, o Betto Souza, fez sua versão, depois foi a vez do Cosme Silva, em seguida o Roger Neves e por último, eu também entrei na brincadeira e escrevi minha versão. E assim, construímos essa edição do Zine. O Zine tem uma produção artesanal e independente. É distribuído gratuitamente durante o sarau e conta com o sistema “pague quanto puder”. Todo o dinheiro arrecadado é revertido integralmente ao pagamento dos custos de produção das próximas edições. Toda colaboração, em qualquer valor, é sempre bem vinda. E se você quiser participar, basta enviar seu texto para o e-mail gilberto@conpoema.org.br informando que quer participar do zine.
Veja aqui um pouco de como foi o sarau, pelo olhar de Mariana Moura que fotografou:
[slideshow_deploy id=’22800′]
Quer mais sarau? Então acompanhe nosso calendário mensal:
- Na 1ª sexta-feira do mês: Sarau Estação Poesia (Casa de Cultura “Marielle Franco”: R. D. Amália Sestini, nº 85 – Centro, Franco da Rocha)
- No 2º sábado do mês: Sarau Conpoema (Espaço CONPOEMA: Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça, Francisco Morato)
- No 3º sábado do mês: Encontrão Poético (Praça do Coreto – Centro, Francisco Morato)
- No último sábado do mês: Slam da Roça (Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes – Centro, Franco da Rocha)
E sempre que houver 5 sábados, estaremos nós, unindo corpos, somando forças e poetizando nossa região no Sarauzão dos Acordados. As próximas edições acontecerão em setembro e dezembro, no Parque Municipal.