E o trabalhador foi ver o Buraco d’Oráculo!

E o trabalhador foi ver o Buraco d’Oráculo!

2 de fevereiro de 2015 0 Por CONPOEMA

O primeiro ConPoeMa Recebe… de 2015 teve o privilégio de receber um grupo parceiro do Teatro Girandolá desde o primeiro ano de existência desse projeto, que visa oferecer apresentações artísticas para a população de Francisco Morato, Franco da Rocha e região, pelo menos uma vez por mês. E o grupo Buraco d’Oráculo é companheiro desde 2009, quando estreou o espetáculo “Ser Tão Ser” em terras moratenses. Aí no Oxandolá [In] Festa do ano passado, eles fizeram um ensaio aberto de “Ópera do Trabalho”, também em terras moratenses. E esse ano, foi a vez de Franco da Rocha receber esse espetáculo do Buraco, grupo formado por diversos atores inquietos e insatisfeitos com nosso sistema, que decidiram encenar a “Ópera do Trabalho”, uma maneira de denunciar as injustiças que os trabalhadores brasileiros vivem todos os dias.

A apresentação aconteceu no dia 31/01, no calçadão em frente a estação de trem da CPTM, os francorrochenses puderam ver cenas e ouvir as canções criadas em cima do mote da precarização do trabalho, alguns até interagiram com o que lhes era apresentado, toda a crueldade que as classes trabalhadoras sofrem é retratada de uma maneira divertida e irônica, que traz o riso, mas é aquele riso que causa questões internas e uma conclusão óbvia: o jeito que o trabalho está sendo conduzido no Brasil e no mundo passa longe do ideal. E no final, chega-se à conclusão de que apenas dando as mãos, todos juntos, é que podemos transformar essa realidade que vivemos. Os cidadãos presentes aprovaram esse belo trabalho do grupo, que será apresentado no próximo final de semana, dia 07/02, às 20h em Francisco Morato, em frente à estação de trem da CPTM e depois do espetáculo, às 21h tem exibição do filme “Carne e Osso”, para um pouco mais de reflexão sobre o assunto.

Clique aqui e saiba mais sobre o ConPoeMa Recebe e aqui você pode acessar a página do Buraco d’Oráculo e acompanhar as atividades do grupo, vale muito a pena. E fique com as imagens abaixo para dar um gostinho de “quero mais”!!