Da urgência de ser artista
16 de março de 2015O Espaço Girandolá abriu as suas portas, nesse dia 14 de março, para ser mais uma vez morada de possibilidades.
Uma vez por mês os Franco – Morantenses, se reúnem para bater-papo, ouvir boa música, comer uma gostosura, e acima de tudo, para se expressarem.
É possível ver nos olhos aqueles que esperaram ansiosos pelo momento de mais um Sarau, aqueles que separam suas poesias em casa, escolheram textos pra dedicar aos amigos, e preparam apresentações com antecedência – com o cuidado de quem vai dar um presente, e aqueles que vem de peito aberto para este encontro. E no momento em que estão no palco, todo a plateia é agraciada com a possibilidade de entrar no íntimo de cada um e conhecer sua casa, seus sonhos, seus anseios e suas angústias.
É através das músicas cantadas com tamanha necessidade que reconhecemos artistas, que explodem em sentimentos e se transformam com tamanha grandeza e beleza de suas entregas, é através dos poemas escritos e reescritos compartilhados, que reconhecemos artistas, que trabalham constante e arduamente para o aperfeiçoamento de sua arte a fim de sensibilizar, é através dos textos políticos escolhidos, que reconhecemos artistas, que vivem e percebem seu tempo, criticando-o e buscando novos caminhos para os problemas apresentados, é através da disponibilidade de se colocar diante do novo, diante do desconhecido, que reconhecemos artistas, que se propõem a desconstruir seus corpos e suas opiniões previamente formadas.
É através dessas trocas que nos reconhecemos uns nos outros, e que nos construímos artística e socialmente.
O Sarau ConPoeMa é um motor dessa energia, que se retroalimenta, lançando toda essa potência criadora e transformadora ao universo.
Desses encontros, surgem amizades, ações, projetos, como é o caso do Zine Poesias no Fronte – a cidade armada em versos, que é uma mini publicação coletiva e colaborativa, que todos os meses apresenta a obra de um poeta diferente do Sarau. É por isso que o Sarau é realizado todos os meses (sempre no segundo sábado do mês) continuamente, pois a partir dele, temos um infinito de possibilidades.
A realização deste evento é da Associação Cultural ConPoeMa.
A entrada é sempre franca, e todos são bem-vindos!
Uma maneira de colaborar com a permanência desta atividade, além da participação artística, é adquirindo os produtos do bazar ConPoeMa: Camisetas das iniciativas, colares, livros de artistas locais…venha conhecer, e contribua!
Quer colocar seus produtos artísticos (livros, cds, etc) no bazar?
Fale conosco!
Acesse o facebook da Associação.
Maiores informações: 4488-8524