As histórias do povo de um lugar
Nossa última parada da temporada de estreia do espetáculo “Sevirismo”, do Teatro Girandolá, foi no bairro do Jd. Vassouras, no…
"Sevirismo – os mais espantosos causos e descausos de uma Ponte Seca" apresenta, de maneira divertida, a arte milenar de “se virar”, as técnicas aprimoradas de “dar nó em pingo d’água”, desenvolvidas cotidianamente pelo povo que vive nas periferias do Brasil, que enfrenta com esperteza e resistência tanto a escassez material como a expropriação de seus bens vitais.
Em 2017 o Teatro Girandolá completou 10 anos de atuação na região da Bacia do Juqueri e nossa comemoração foi trazer a público a sexta peça de nosso repertório: Sevirismo – os mais espantosos causos e descausos de uma Ponte Seca. Esta obra é fruto do projeto “Mitologias de uma Ponte Seca”, contemplado pelo edital ProAc 01/2016. Em nossa primeira incursão com uma peça de rua, a vontade que nos guiou durante um ano e meio de processo de criação foi realizar um encontro com o público local em muitas dimensões.
Este ímpeto nos levou de encontro com a Ponte Seca, um calçadão de comércio popular em Francisco Morato que culmina com uma passagem subterrânea que liga dois lados da cidade e fica sob a linha do trem. Foram os encontros diários com os comerciantes, os trabalhadores passando para pegar o trem, os autônomos com seus carrinhos e toda sorte de figuras que foram nos instigando e alicerçando nossa tradução poética sobre a região, compondo uma dramaturgia que aborda desde conflitos mundanos a batalhas míticas e ideológicas, dos sobreviventes das periferias.
No intuito de compor uma criação popular e divertida, buscamos como referências estéticas a cultura tradicional nordestina em colisão com o cotidiano urbano, periférico e rural da região, ao passo que espontaneamente também foram compondo nossa visualidade índices da cultura medieval europeia e o pop. Sonhar acordado é preciso!
Criação do argumento e elenco: André Arruda, Fabia Pierangeli, Gilberto Araújo, Mariana Moura, Meire Ramos, Shirla Pereira e Silvia Sapucaia.
Direção e preparação corporal: Jorge Peloso
Dramaturgia e direção musical: André Arruda
Direção de Arte e confecção de figurinos: Silvia Sapucaia
Confecção de cenário e adereços: Teatro Girandolá
Bonecos: Silvana Marcondes (trem) e Gilberto Araújo (mamulengos)
Coordenação de produção e gestão financeira: Fabia Pierangeli
Sonorização e design gráfico: Roger Neves
Concepção de material gráfico: Fabia Pierangeli, Jorge Peloso e Roger Neves
Ilustrações: Fabio Campanhola
Fotos: Jorge Peloso e Roger Neves
Iluminação: mãe natureza
Nossa última parada da temporada de estreia do espetáculo “Sevirismo”, do Teatro Girandolá, foi no bairro do Jd. Vassouras, no…
Com a estreia do espetáculo “Sevirismo – os mais espantosos causos e descausos de uma ponte seca”, do Teatro Girandolá,…
A temporada de estreia do espetáculo “Sevirismo”, do Teatro Girandolá, está passando bem rápido, começou no dia 22 de julho…
O mais novo trabalho do Teatro Girandolá, o espetáculo de rua “Sevirismo – os mais espantosos causos e descausos de…
É com imensa alegria que estamos chegando ao final do projeto “Mitologias de uma Ponte Seca”, que realizamos no decorrer…
Nesse ano de 2017, nós, do Teatro Girandolá estamos completando 10 anos de atuação e (re)existência. E desde que o…
Quem tem que atravessar a cidade de Francisco Morato durante a noite, pela passagem subterrânea da Ponte Seca, não sabe…
O Teatro Girandolá acabou de completar 10 anos, o grupo tem como premissa realizar processos de construção de espetáculos de…
“Sevirismo” é a capacidade de uma pessoa em resolver e se adequar às situações cotidianas; a capacidade de saber se virar.…
A Ponte Seca já foi cenário de grandes feiras livres, como a própria feira do rolo, e o calçadão em…
O novo espetáculo do Teatro Girandolá, sobre o universo da Ponte Seca, em Francisco Morato, já está batendo na porta!…
No ano em que o Teatro Girandolá completa 10 anos de atuação, o grupo estreará seu sétimo espetáculo. Com o…
É carnaval e nós como bons brincantes, não deixaríamos passar a oportunidade de festejar com nossa comunidade. Além da realização…
Av. São Paulo, 965 - Vila Suíça - Francisco Morato - SP, 07904-000
(11) 911-064-648 (WhatsApp)
Horário de atendimento:
Terça a sexta, das 13h às 18h