Relatórios do Grupo de Cultura Popular

1 de julho de 2008 0 Por Gilberto Araujo
Relatório Nº 2
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE FRANCISCO MORATO

GRUPO DE TRABALHO: CULTURA POPULAR
Relatório do Encontro do dia 17-05-2008

Participantes: Fábia Pierangeli, Marilia Moreira Guijo, Eduardo Henrique Bartolomeu, Camila Rocha de Lima, Maria do Boi, Renata Josias, Adalton (professor).

Local: Praça Belém

Assunto: Início da atuação do Grupo de Trabalho.

A reunião aconteceu após o ensaio da Ciranda Cor de Prata, também realizado na Praça Belém. É importante considerar que o grupo de cirandeiros aponta no sentido de ser, além de um grupo com a essência nas brincadeiras populares, também será um núcleo de ações permanentes em prol da cultura popular brasileira, o que vem ao encontro com a proposta deste Grupo de Trabalho do Conselho. A existência deste núcleo é de fundamental importância para que ações sólidas sejam incorporadas na cidade. Para a concentração e fortalecimento deste grupo observou-se a necessidade de um espaço, ainda que pequeno, para a realização de reuniões e a guarda de equipamentos do grupo (instrumentos musicais, figurinos, adereços). Alguns integrantes se propuseram a durante a semana pesquisar a possibilidade de cessão de uma sala para estes fins. Também se levantou a necessidade de formar um fundo para que este grupo inicie seus pequenos investimentos, para tanto, os integrantes doarão valores, falta definir um responsável pela arrecadação deste dinheiro.
Em relação ao Mapeamento dos Artistas de Cultura Popular, entendeu-se que paralela ou posteriormente a este mapeamento, deverá se realizar uma pesquisa mais direta com habitantes da cidade, através de entrevistas e bate-papos. Todo este trabalho levantará a história da cultura local através do conhecimento das histórias de vida.

Definiu-se que o próximo ensaio da Ciranda Cor de Prata, será no próximo sábado, dia 24 de maio, as 15h00, na Praça Belém e será seguido da reunião do grupo de trabalho de Cultura Popular do Conselho Municipal de Cultura.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Relatório Nº 1
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE FRANCISCO MORATO
GRUPO DE TRABALHO: CULTURA POPULAR
Relatório do Encontro do dia 10-05-2008

Participantes: Fábia Pierangeli, Marilia Moreira Guijo, Eduardo Henrique Bartolomeu e Camila Rocha de Lima.

Local: Sala Multiuso das Lojas Don Paco

Assunto: Início da atuação do Grupo de Trabalho.

Como forma de iniciar as ações do grupo de trabalho de Cultura Popular, concordou-se que a primeira etapa será o Mapeamento dos Grupos e Agentes que exercem trabalhos relacionados com a Cultura Popular Tradicional, tanto no município de Francisco Morato, como na região. Isto se faz necessário, para que, firmado o contato com os respectivos agentes, poderá se definir algumas estratégias para a divulgação e aprimoramento das suas atividades. Para praticar o referido mapeamento o grupo se valerá de diferentes estratégias e suportes:

– Criação de um Cadastro dos Artistas, Grupos e Agentes Culturais relacionados com a Cultura Popular Tradicional.
Como? Através de divulgação do Cadastro em jornais de circulação municipal e regional; Fixação de cartazes sobre o Cadastro em diversos locais; Divulgação do Cadastro em Emissoras de Rádios.

– Cadastro para conhecimento cultural das famílias de Francisco Morato.
Será elaborado um cadastro especial que deverá ser preenchido pelas comunidades escolares de Francisco Morato, o objetivo é reconhecer as regiões de origem de diferentes famílias de Francisco Morato, identificando regiões e saberes populares das mesmas.

– Contato com grupos que possam auxiliar no exercício das ações deste Grupo de Trabalho:
Exemplo: Grupo Abaçaí – Será solicitado do Abaçaí uma relação dos artistas cadastrados na instituição que residem em Francisco Morato e região. Será encaminhado um ofício informando sobre o início dos trabalhos do Grupo e solicitando a inclusão do mesmo nos contatos do Abaçaí para estabelecimento de possíveis parcerias e articulação nas mais diversas atividades.

 

PRÓXIMO ENCONTRO:

– Definidas as responsabilidades para gerar o material e manter os contatos mencionados acima, ficou determinado que no próximo encontro, dia 17 de maio, as 16h00, na Praça Belém, os integrantes do Grupo socializarão o desenvolvimento das suas responsabilidades individuais e à partir de então, serão determinadas as ações seguintes.

– Existe também a proposta de realização de uma festa junina (ou Sarau), congregando pessoas e grupos de saberes tradicionais e a comunidade.