10 de fevereiro de 2009 0 Por Gilberto Araujo
 

                                                                             acompanhe aqui os Informativos anteriores

Ensaiamos, ensaiamos e finalmente eis aqui nosso Informativo com novo nome: Informativo Girandolá. Se nosso RG teve uma pequena alteração, o propósito deste trabalho não, continuamos persistindo na idéia de dar visibilidade e até aproximar realizadores culturais de nossa cidade, região e outros lugares mais. Não deixe de nos enviar notícias, imagens, textos – será um grande prazer incorporá-los a este Informativo.

 

Girandolá Recebe: Chá de Cordas e Violas do Seu Pedro

Pra quem alega que o principal mal da Administração Pública é a falta de recursos financeiros, o nosso Projeto Girandolá Recebe… mostrou que se a falta de grana é um problema, ele talvez não seja o único nem o maior. Durante o segundo semestre de 2009, realizamos 4 atividades, recebendo artistas de lugares diferentes:
– “Concerto de Ispinho e Fulô”, espetáculo teatral da Cia do Tijolo. Na Igreja Matriz Sagrado Coração.
– “Poesia de A a Z”, com cantoria de Ranulfo Farias e leituras poéticas de André, Erineide e George. Simultaneamente uma exposição com produções do artista plástico Pedro Quintanilha. No Espaço Girandolá.
– “Tudo junto e misturado”, espetáculo teatral do grupo Topa, no Espaço Girandolá.
– “Ser tão SerNarrativas de outra margem”, espetáculo de teatro de rua com a Cia Buraco D’Oráculo. Na Praça Belém da Serra.
A busca por trazer estas produções vem ao encontro da proposta do Teatro Girandolá de criar um intercâmbio entre o grupo com diferentes realizadores artístico-culturais.
Para encerrar o ano, o Projeto recebe o encontro “Chá de Cordas e Violas do Seu Pedro”, no qual acontecerá uma apresentação musical com Áulus Valérius, Marcio Salomão e Ana Elisa e simultaneamente uma exposição de violas e outras produções do Seu Pedro Cassimiro. Todos eles são artistas de Francisco Morato.
Quando? 19/12 – 20h
Onde? No Espaço Girandolá – Av. São Paulo, 965, Vila Suíça – Francisco Morato.
Quanto? R$3,00.
Os convites dão direito a 1 copo de vinho e podem ser adquiridos antecipadamente com os integrantes do Teatro Girandolá ou na hora
Girandolá circula com projeto teatral na região de Morato
clique para ver a imagem ampliadaO Teatro Girandolá, realizou nos dias 05/12 (Fco Morato) 06/12 (Mairiporã) as últimas apresentações do Espetáculo Conto de todas as cores, na região da grande São Paulo, pelo Projeto Conto de todas as cores – De Quintal em Quintal. Cajamar e Franco da Rocha também receberam o projeto, que além do espetáculo, conta com uma oficina ministrada pelos integrantes do grupo. Em fevereiro o grupo segue para o interior paulista, onde cumprirá a segunda etapa do projeto, que vem sendo realizado com o incentivo do Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura. A propósito, você conhece o Proac?

Proac – Programa de Ação Cultural
O Proac é um Programa da Secretaria de Estado da Cultura através do qual projetos na área artístico-cultural são incentivados com dinheiro público. Todos os anos são abertos editais destinados a contemplar diversos segmentos da arte, os grupos interessados se inscrevem com seus projetos e são avaliados por uma comissão. Esta é uma das principais oportunidades que muitos realizadores culturais têm de desenvolver seus projetos, já que outras formas de incentivo, como a Lei Rouanet, na maioria das vezes não privilegiam aqueles trabalhadores da Cultura que não se enquadram nos moldes da indústria cultural. Saiba mais sobre o Proac no site da Secretaria de Estado da Cultura.
A Conferência Estadual de Cultura, realizada nos dias 25 e 26/11 no seu primeiro dia, tratou exclusivamente sobre o Proac. Os grupos divididos por segmentos discutiram o Programa tal como ele é praticado atualmente e sugeriram uma série de alterações à Secretaria de Estado da Cultura. Todos os grupos concordaram sobre a importância do aumento da verba para o Programa.

Fique ligado na programação disponível no cartaz do projeto. Em fevereiro de 2010 o grupo cumprirá a segunda parte do projeto percorrendo quatro cidades do interior paulista.

“Contraste”,finaliza as atividades do Espaço de Dança Geanne Maciel
Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelo Espaço de Dança Geanne Maciel serão apresentados no dia 20/12, a partir das 18h, no Teatro Laura Bressane, C.S.U. (Centro Social Urbano), de Francisco Morato.
Mostra do Empório Desirêe das Artes em Franco da Rocha
O Empório Desirêe das Artes, academia de Dança de Franco da Rocha, apresenta no dia 10/12, as 20h, a apresentação que finaliza seu ano de trabalho. A Mostra será no Cine Marajá (R. José Moreira, 27 – Centro – Franco da Rocha).
Moratéia Desvairada enfiando o Nariz onde não foi chamada (ou foi?)

Paira no ar uma sensação de que a cidadania é uma experiência tão difícil, tão complexa, que as vezes parece que tudo é mesmo feito para que o povo continue em suas casas, com suas ruazinhas asfaltadas, com o pão e ovo, satisfeitos vendo a novela das 9. Paira uma sensação de que a burocracia tremenda no Poder Público, as promessas não cumpridas por nossos políticos, a necessidade da Política em lugar da Politiqueira, dizem a nós, que isto tudo é de fato tão hermético, kafkaniano, que é melhor deixar como está e tentar ao máximo beliscar umas fatiazinhas do bolo grande e gostoso quando possível. Pois o Movimento Moratéia Desvairada vem dar a cara (e o nariz) a tapa e dizer: Nós, Sociedade Civil Organizada (por vezes desvairada), queremos sim enfiar o nariz onde parece que não somos chamados. Queremos saber do P.P.A. (Plano Plurianual) e seu cumprimento. Queremos saber o grau de comprometimento daqueles que são pagos para administrar a cidade. E queremos, sobretudo, enfiar o nariz na CULTURA, pois é só dela que poderá nascer uma sacudida neste mar de incertezas.

Enfie você também o Seu Nariz onde Você (mesmo que não pareça), é Sim, Chamado!
Enfie Seu Nariz, Moratense! Pois é você quem paga a Conta!
Enfie Seu Nariz, Paulista! Pois é com você que se deve fazer Política e não Para Você!
Enfie Seu Nariz, Brasileiro! Pois não dá pra engolir Só Eventos, quando pedimos muito mais da Cultura. Pedimos respeito à Formação, ao Desenvolvimento Humano, à Criação!
Enfie Seu Nariz! Ou poderemos passar muito tempo acreditando que o mundo será mudado um dia, para aí então, usufruirmos bons tempos. Que os bons tempos venham, mas que venham ao impulso de narizes que precisam farejar para encontrar saídas do que parece sem saída. acesse o blog do OXÊ! e veja as fotos.
Perusferia - Revitalização da Travessa Carambaratiba
No último dia 5 aconteceu o Perusferia – Artevismo no Beco. Foram 12 horas de atividades ininterruptas na travessa Carambaratiba, ao lado da estação ferroviária de Perus. O evento foi promovido pela Comunidade Cultural Quilombaque e Ecos. As mais de 5000 pessoas que passaram por lá, puderam ver a travessa virando uma galeria de arte a céu aberto, com o trabalho de mais de 100 grafiteiros do Brasil todo.
Além do graffiti, o beco foi tomado por barracas de artesanato, brincadeiras e pinturas de rosto para crianças, shows, teatro, dança, percussão, poesia, discotecagens com a Phone Raps e muito mais.
O Teatro Girandolá esteve presente, junto com a Ciranda Cor de Prata do Seu Júlio e lá, convidou o público presente a dar as mãos e cirandar.
Para saber mais acesse: ComunidadeQuilombaque.blogspot.com
Palestra

O projeto Caravana Noroeste realiza, no dia, 12 de Dezembro, às 10h30, palestra gratuita com o tema “A presença da música no teatro” com participação da Banda Mirim.
Esta palestra é sequência de uma série de palestras abertas ao público que integram a parte educativo-pedagógica do projeto Caravana Noroeste, projeto que reúne os grupos de teatro As Meninas do Conto, Cia Rodamoinho e Furunfunfum.
Os três grupos estão realizando mais de 100 apresentações de espetáculos gratuitos, em bairros da periferia na região Noroeste da cidade de São Paulo, e ainda uma curso-oficina de longa duração para formação de profissionais de teatro. O projeto Caravana Noroeste tem o apoio da Lei Municipal de Fomento ao Teatro.
A presença da música no teatro, palestra com participação da Banda Mirim
Quando: sábado, 12 de dezembro, às 10h00
Onde: Galpão das Meninas do Conto, Rua Scipião 132, Lapa
Preço: Grátis
Vagas: 30
Mais informações e inscrição: 3868-4598
caravananoroeste@gmail.com ou no site caravananoroeste.com.br

Diagnóstico, por André Arruda

O professor está doente
Eu o vejo
E a moléstia que reparo no professor
(e que talvez nem o próprio o saiba)
Não é aquela tosse da madrugada fria ou da condução lotada
Nem o termômetro caseiro
Guardado na maleta de primeiros-socorros, dentro do guarda roupas
Que lhes vão denunciar

Não é o voltarem
Do médico, às pressas, da UBS
Nem o analgésico da bolsa da amiga
A quimioterapia
Ou o coquetel de AZT
Que vão aliviar suas dores

Não é o raio X
o exame de urina ou fezes
Não é o hemograma
Ou o ultrassonografia
o papa Nicolau
a mamografia
Nem o teste de bafômetro
Ou o dedo indicador do temido urologista
Que irão apontá-la

Porque aquilo que esses buscam mostra
Talvez nem exista
E quando
E se existe
Não passa de uma somatização daquela doença principal
Que é a vergonha
Que vem do medo de
ao procurar cumprir seus deveres com mestria
Ele, o professor
Ser fulminado
Por um ultrapassado
Falido
E hoje, desumano,
Sistema, dito Educação.


Mande você também um texto, uma imagem, um desenho ou qualquer outra produção para finalizar nosso Informativo Cultura Morato! E ajude adivulgar.
Envie para sua lista de contatos e amplie essa rede.