Informativo nº 02/2009
17 de fevereiro de 2009O INFORMATIVO CULTURA MORATO é uma iniciativa surgida no ano passado e neste ano terá sua continuação com uma novidade: o Teatro Girandolá, grupo moratense, é que cuidará da sua produção e divulgação. Enviem sugestões para compor as edições, que além de divulgar a atividade artístico-cultural em Francisco Morato e região, também trará produções artísticas como poemas, fotografias e desenhos, além de entrevistas com pessoas ligadas à área cultural. Mandem suas sugestões pelo e-mail dubarto@yahoo.com.br.
No primeiro Informativo Cultura Morato de 2009, publicamos a entrevista que o então candidato Zezinho Bressane concedeu ao Conselho de Cultura em época de campanha. Agora, membros do Teatro Girandolá e do Conselho Municipal de Cultura, voltaram a entrevistá-lo, desta vez já como prefeito. Artistas, cidadãos e Conselho de Cultura estão ansiosos para verem as palavras sugerindo união e administração com participação da comunidade, ditas pelo prefeito, serem colocadas em prática. Até o momento, o que sabemos é que o Departamento de Cultura ainda não retomou suas atividades. Segundo o Termo de Compromisso com a Cultura, assinado pelo prefeito na época da campanha, o Plano de Ação do Departamento de Cultura será criado e posto em prática em conjunto com a sociedade civil. Acompanhe a entrevista realizada no início de 2009.
Pretendemos publicar entrevistas com outras pessoas relacionadas com a cultura da cidade, da região e do país nos próximos Informativos. Quem tiver alguma dica, entre em contato conosco.
E Agora José?
Grupo de representantes de setores diversos de nossa comunidade, iniciado no orkut, a partir do tópico “mãos à obra”, começa a ganhar cada vez mais corpo. No dia 17 de feveriro, foi dado um importante e decisivo passo para que o grupo possa constituir-se, de fato, em um movimento de sensibilização popular e luta pelos direitos de cidadania plena.
Aconteceu no CIC, um encontro com coordenadores do “Movimento Nossa São Paulo”, nacionalmente reconhecido pela competência e eficácia de sua atuação. Para quem não conhece, o “Movimento Nossa São Paulo” articula uma rede de mais de 400 organizações com o objetivo de mobilizar segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas em favor de uma cidade mais justa e sustentável.
Cerca de 30 pessoas (entre conselheiros, estudantes, realizadores culturais, empresários e professores moratenses) compartilharam informações e experiências, além de discutirem temas como transparência da gestão pública, mecanismos de atuação e conscientização popular a respeito de direitos, orçamento, acompanhamento das ações do poder público (tanto do Legislativo quanto do Executivo), mobilização e controle social.
O próximo encontro do movimento “E Agora, José!?” está marcado para o dia 3 de março, às 19h30 (muito provavelmente no CIC de Francisco Morato). O convite estende-se a todas as pessoas que se preocupam com a discussão de problemas e o futuro de nossa cidade.
Os grupos de teatro mencionados acima, todos de alguma forma relacionados com a cidade de Francisco Morato, ou por terem sede nesta cidade, ou simplesmente por terem membros do município, preparam novos trabalhos que deverão estrear em 2009. Destes grupos o único grupo residente em Francisco Morato, o Teatro Girandolá, se dedica, além da circulação do espetáculo Conto de Todas as Cores, à pesquisa de dois novos trabalhos, um com inspiração no provocador universo das pombagiras (personagens da Umbanda e do Candomblé) e um outro trabalho para o público infantil. Ao contrário do que muitos possam pensar, realizar um trabalho especialmente para o público infanto-juvenil é uma tarefa complexa e desafiadora, tanto quanto pensar a criança contemporânea. Compartilhamos aqui um texto de um dos atores-criadores surgido durante esta pesquisa.
Para aqueles que querem curtir o Carnaval de um jeitinho diferente, o Auditório Don Paco Cultural (último piso do Shopping Casa Grande – centro de Francisco Morato) oferece uma programação para diversos públicos neste período. Confira abaixo:
Parece que a matéria que a TV Cultura realizou no ano passado com a Orquestra Experimental Pró-Morato gerou bons resultados, tanto que em breve será o Canal Futura que estará em Morato registrando o trabalho da Orquestra e da Associação Cultural Pró-Morato. Para saber mais acesse http://www.promorato.org.br/.
Chá com pão, Bolacha não…, do primeiro álbum. Aprecie sem moderação.
_______________________________________________________
MANDE VOCÊ TAMBÉM SEU TEXTO, UMA IMAGEM, DESENHO OU QUALQUER OUTRA PRODUÇÃO PARA FINALIZAR NOSSO INFORMATIVO CULTURA MORATO!