Experiências transformadoras no OcupaCEU

Experiências transformadoras no OcupaCEU

22 de novembro de 2016 0 Por Meire Ramos

_mg_1540O fim de semana tão esperado pelos trabalhadores e também pelas suas crianças, para terem um momento de descontração e renovação das energias foi bem especial no bairro do Jd. Vassouras, em Morato. No último sábado, dia 19, aconteceu mais um OcupaCEU, no CEU das Artes de Francisco Morato, com atividades que foram das 14h às 18h, promovidas pelo grupo gestor em parceria conosco, da Associação Cultural CONPOEMA.
A comunidade curtiu muito as quadras de esporte e o playground, e as crianças com certeza tiveram um dia único, a começar por uma oficina proposta por Claudia, Shirla e Verônica, que ensinaram os pequenos a fazerem flores artificiais com papel crepom. Tive a oportunidade de conferir uma oficina de sensibilização muito importante, em especial por ter como primeira turma um grupo formado apenas por meninos, entre 07 e 12 anos.
A atividade ofereceu a oportunidade que esses meninos quebrassem padrões impostos pela nossa sociedade, e através dessa ação pudessem experimentar a delicadeza de produzir a flor, visto que em sua maioria, vivem uma realidade extremamente violenta, e que esses meninos acabam por reproduzir com seus amigos e familiares. Mas naquele dia, aqueles meninos se sentaram para fazer algo leve, que demandava sutileza, atenção, cuidado, e os colava a escolher até mesmo novas cores, saindo do azul tão habitual. Eles saíram felizes com suas flores, uns levavam como se leva um brinquedo, outros as levavam como presente pra mãe, mas certamente todos eles levaram uma experiência transformadora para suas vidas.
Outras turmas participaram da oficina posteriormente durante o dia, e com certeza foi uma oficina muito significativa para o evento.
No fim da tarde, a criançada foi presenteada com uma contação de histórias muito divertida, na programação do “CONPOEMA rECEBE…”. A Vó Zinha, da Cia. Malacaxeta, que já havia visitado o Espaço CONPOEMA, levou a história da Nina e seu clubinho lá pro CEU, e com muita brincadeira estimulou as crianças sobre a importância de fazer novos amigos e tentar vencer a timidez.

[slideshow_deploy id=’16836′]
Mas não foi só a meninada que se divertiu, não, toda a família teve uma tarde muito gostosa vendo teatro e deixando a imaginação correr solta. Como é bom momento em que todos estão reunidos para dar muita risada e celebrar a vida! Que venham mais momentos como este, para que meninos e meninas possam sorrir e se sensibilizar.

O próximo OcupaCEU acontecerá no dia 17/12, a partir das 14h, programe-se que teremos novas atrações para nos divertirmos!
O CEU Francisco Morato fica na Rua Havaí, 370 – Jd. Vassouras – Francisco Morato/SP.

Outras informações: 4488-8524