Competir e vibrar pelo outro, é possível!

Competir e vibrar pelo outro, é possível!

31 de outubro de 2016 0 Por Meire Ramos

img_8300No último sábado, dia 29, tivemos a 6ª edição da competição de poesias de Franco da Rocha! O Slam da Roça contou com a participação de 6 poetas, sendo que 02 deles participavam pela primeira vez da competição. Apesar do número pequeno, comparado aos meses anteriores, a batalha foi bonita e bem diversa, com poesias engajadas, poesias de cordel, poesias infantis, e algumas mais picantes, ao gosto do freguês!
E as opções para a freguesia estão aumentando cada vez mais, além do frio, outro fator que possivelmente fez com a nossa plateia estivesse em menor número, foi que na mesma noite e horário, aconteciam mais outras duas opções culturais, de muito boa qualidade e também gratuitas! No Centro Cultural de Franco da Rocha, acontecia o espetáculo Diálogos de Salomé, e no calçadão de Morato, acontecia o evento precursor dos combates artísticos na região, a Batalha da Estação.
Vemos nossa região sendo transformada positivamente, e já temos atividades culturais garantidas em todos os finais de semana. Se você não está sabendo, busque se informar ou com os amigos, ou pela internet, pelo facebook, por exemplo, porque tá cheio de coisa boa acontecendo!
A noite de poesias do Slam da Roça tem animação garantida, uma delas é pela presença do agitador e apresentador Beto, que é também idealizador do Slam, e faz da noite um momento de muita alegria com um acolhimento muito particular, convidando os passantes pra participar ou apreciar os artistas, então, o Slam torna-se um espaço muito prazeroso de convivência. Além de ser o mestre de cerimônias, ele também apresenta suas poesias-performáticas, e aos poucos vemos a roda se formar em volta do palco, pela força que o Beto possui e emana!
Nesta noite, Alessandra Rala, André Arruda, Gilberto Araújo, Mariana Moura, Meire Ramos e Rosangela Barros foram os competidores, e compartilharam com os presentes seus pensamentos, anseios e lembranças, emocionaram a plateia e tiraram muitos 10 dos jurados.
Passaram para final André Arruda, Gilberto Araújo e Mariana Moura, todos os 03 vem participando desde a primeira edição, e já possuem muitas passagens pelo pódio roceiro! Mas quem levou pra casa o grande prêmio, como o pote de Doce de Leite e sacolada de mangas foi ela, Mariana Moura, feminista, francorronchense, que se mostra sempre combativa e questionadora da sociedade conservadora, e carrega suas poesias de suas vivências, sensibilizando sempre quem a ouve. Merecedora!

[slideshow_deploy id=’16498′]
Mas ao final, todos juntos comemoramos, porque quem vence é sempre a poesia! E nada melhor que a nossa já tradicional festa caipira, fechando a noite com uma quadrilha pra lá de animada!
Se não participou desta, se programe pras próximas, porque já estamos na reta final!
Quem será o grande Capiau? Ou será uma Capioa?
Anote aí 26 de novembro, e 03 de dezembro, tem Slam da Roça, na frente da Casa de Cultura!
E se você escreve, particpe também!

O SLAM é realizado pela Associação CONPOEMA, em parceria com Beto Bellinati, e acontece sempre no último sábado do mês, a partir das 19h, no centro de Franco da Rocha.